artesanato

Exposição Feira das Tribos – Uma Viagem ao Acre é lançada no Senado Federal

“O artesanato acreano merece ser mostrado e iniciativas com este objetivo são reconhecidas e têm o apoio do governo do Estado.” A afirmação é do representante do governo do Acre em Brasília, Ricardo França, ao participar do lançamento da exposição Feira das Tribos – Uma Viagem ao Acre, nesta terça-feira, 3, no Senado Federal.

A exposição foi organizada pela senadora Mailza Gomes e pelo Sebrae no Acre, com o apoio da bancada federal do Estado. Ela ocorre no espaço Invandro Cunha Lima, no edifício principal do Senado, até sexta-feira, 6. A mostra conta com obras de oito artesãos acreanos e inclui desde marchetaria e peças indígenas a calçados feitos com látex – o leite de seringa, como o produto também é conhecido no estado.

Exposição foi aberta nesta terça-feira e ficará disponível até sexta no Senado Federal Foto: Cedida

Segundo a senadora Mailza, a iniciativa oferece “uma vitrine de oportunidades para os artesãos acreanos e tem por objetivo valorizar nosso artesanato, a preservação das raízes históricas indígenas e contribuir para a geração de emprego e renda na região”.

Ricardo França lembrou tratar-se da “imagem e da identidade do Acre que estão sendo mostradas”, destacou a beleza do artesanato e a importância de serem vistos. “O Acre existe e tem um artesanato belo e rico que precisa ser mostrado, valorizando a arte dos nossos artesãos e gerando os retornos positivos que eles e o estado precisam”, disse.

“Em nome do governador Gladson Cameli, parabenizo a iniciativa da senadora Mailza, do Sebrae no Acre e o apoio da bancada federal do Acre, pois ter a oportunidade de mostrar que o Acre existe e a riqueza do seu artesanato para o Brasil é de grande importância. Esse tipo de iniciativa o governo estará sempre dando o apoio necessário, para que gerem bons frutos no nosso Estado”, afirmou Ricardo França.

Mostra conta com obras de oito artesãos acreanos e inclui desde marchetaria e peças indígenas a calçados feitos com látex Foto: Cedida

A abertura da exposição foi feita pelo coordenador da bancada de parlamentares federais do Acre, senador Sérgio Petecão, que é primeiro-secretário do Senado e representou a presidência da Casa. “É oportunidade para os artistas acreanos mostrarem nossa arte e nossa cultura”, destacou. “Nós, acreanos, temos orgulho das nossas raízes, por isso a importância de mostrar nossa cultura para o país”, reforçou o diretor técnico do Sebrae, Lauro da Veiga Santos.

“Se tivesse peças de todos os artesãos do Acre seria um sucesso, porque todos aqui estão encantados com nosso trabalho e a riqueza de nosso estado”, concluiu o João Rodrigues, conhecido como Doutor Borracha, que produz calçados com látex.

Também participaram do ato o superintendente da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), Paulo Roberto Correia da Silva, e o senador Ciro Nogueira.