Ex-primeira Dama da França visita Xapuri para conhecer projetos de sustentabilidade do Acre

Danielle Mitterrand é presidente da Fundação "France Libertés" que fundamenta seu trabalho na promoção dos direitos humanos e da equidade social

gmf_8050.jpg
gmf_8234.jpg

gmf_8426.jpg

Em Xapuri, Danielle Mitterrand foi recepcionada pelo Prefeito e conheceu a Casa de Chico Mendes e a fábrica de preservativos Natex (Fotos: Luciano Pontes/Secom)

A ex-primeira Dama da França, Danielle Mitterrand, está no Acre onde cumpre uma agenda de visitas e reuniões com lideranças e conhece alguns dos principais projetos ambientais do estado. Na quinta-feira, 29, ela foi à Xapuri, onde chegou por volta das 11h30 e foi recepcionada no aeroporto pelo prefeito Bira Vasconcelos e a imprensa local. Em seguida, visitou o encontro de formação do Conselho Gestor da Bacia do Igarapé Santa Rosa localizado entre o centro da cidade e o bairro Bolívia.

O projeto é incentivado pela Secretaria Estadual de Meio ambiente e prefeitura de Xapuri para recuperação da margem do igarapé, redução do nível de poluição através da construção de fossas e filtros, além da conscientização dos moradores. Estavam presentes lideranças comunitárias, secretários municipais e representantes de instituições ambientais.

Em 1992, quando veio ao Acre pela primeira vez, Danielle soube do projeto de recuperação de bacias hidrográficas e daí o interesse em conhecê-lo melhor. A Ex-primeira Dama Francesa aproveitou para retornar à casa de Chico Mendes e se emocionar com o relato do momento da morte de Chico contado pelo Advogado Gumercindo Rodrigues. Ao assinar o livro de visitas, Danielle Mitterrand deixou uma mensagem: "Quando a vida de um homem e sua morte mudam o curso da história".

Logo depois, acompanhada pelo prefeito, a francesa foi conhecer o maior empreendimento de sustentabilidade instalado no município, a Fábrica de Preservativos Natex. Foi recepcionada por funcionários e pelo diretor-presidente da Fundação de Tecnologia do Acre, Funtac, César Dotto, que apresentou a política de trabalho da fábrica. Danielle saiu do local após plantar uma seringueira.

No início da tarde, a ex-primeira Dama deslocou-se ao Seringal Cachoeira para o almoço e passar a noite no local onde foi palco dos empates ambientais em defesa da floresta. Hoje, a pousada do Seringal Cachoeira é uma referência em ecoturismo, gerando renda, com a valorização da floresta. Nesta sexta-feira, 30, Daniele Mitterrand se reúne com o governador Binho Marques, em Rio Branco.

A ex-primeira dama da França é atualmente presidente da Fundação "France Libertés" que tem um histórico de vinte anos de trabalho voltado para o desenvolvimento social e humano, através de projetos que constroem alternativas nas áreas econômica, social e solidária. A France Libertés, que desde o ano passado conta com uma representação no Brasil, fundamenta seu trabalho na promoção dos direitos humanos e da equidade social. Também luta para que um maior número de pessoas tenha acesso à água potável e defende uma economia mais responsável e solidária.

{xtypo_quote}Quando a vida de um homem e sua morte mudam o curso da história.
Frase de Danielle Mitterrand no livro de visitas da Casa Chico Mendes{/xtypo_quote}

Galeria de Imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter