Evento gratuito de inteligência artificial, apoiado pelo governo, estreia hoje

Com o apoio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict), será iniciada hoje a I Semana de Ciência e Tecnologia – Descomplicando a Inteligência Artificial, promovida pelo Centro Universitário U:verse (antiga FAAO), de Rio Branco. O evento será realizado de forma gratuita entre os dias 29 de março e 1º de abril, sempre às 19h, por meio do canal de Youtube da U:verse, com quatro temáticas diferentes relacionadas à inteligência artificial, sendo aberto para o público em geral.

Nesta segunda-feira, 29, estreia do projeto, o tema será “Inteligência Artificial e o futuro das profissões”, ministrada por Anderson Santos Fernandes (Mestrando em Administração), André Nasserala (doutor em Computação) e Igor Clem (doutor em Direito).

O secretário Anderson Abreu, titular da Seict, acredita que “o mundo está em constante movimento, com o tempo cada vez mais curto, e a inteligência artificial tem participação-chave nesse processo. Sem dúvida será de grande valia os ensinamentos adquiridos”. O diretor Ari Palú Júnior, da Seict, e o professor e também palestrante Anderson Santos Fernandes, da U:verse, são os organizadores do evento.

A iniciativa faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo governo federal, por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTI) e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A atividade estava marcada para o fim de 2020 de maneira presencial, mas teve que ser adiada e alterada no formato por conta da pandemia da Covid-19.

Conheça os palestrantes da estreia da  I Semana de Ciência e Tecnologia – Descomplicando a Inteligência Artificial:

Anderson Santos Fernandes: professor, atua na área da educação há 15 anos; é mestrando em Administração, tem pós-graduação em Gestão e Docência do Ensino Superior, Tecnologia de Informação e Filosofia. Atualmente é do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da U:verse e leciona a disciplina de Empreendedorismo e Inovação. É mentor de diversos eventos educacionais, como a Semana Acadêmica, com o tema “Os desafios da educação na era digital” e todas as edições do Dia do Nerd, evento considerado em 2019 o maior evento Geek Universitário da região Norte pela imprensa local; foi palestrante no evento Brazil Conference at Harvard & MIT, edição Norte, no painel de educação inovadora.

“Hoje, iniciaremos uma trilha de conhecimento pautada em expectativas e experiências sobre a transformação digital e as habilidades do futuro. Todos os dias apresentaremos um debate mais profundo e menos técnico sobre como os avanços da tecnologia afetam nosso cotidiano.”

Igor Cleim: Doutorando em Ciências Jurídicas pela Universidade do Vale do Itajaí (Univale); mestre em Direito pela Universidade de Marília (SP); especialista em MBA em Direito e Relações do Trabalho, pela Faculdade São Francisco de Barreiras (Fasb), Brasil; especialista em Docência do Ensino Superior pela Faculdade da Amazônia Ocidental, Rio Branco (AC), Brasil; bacharel em Direito pela Universidade José do Rosário Vellano (Unifenas), Brasil; advogado, OAB/AC 2854. Coordenador-adjunto da Faculdade de Direito do Centro Universitário U:Verse; professor no Centro Universitário U:Verse. Membro do Conselho Consultivo da Escola Superior da Advocacia da OAB Nacional. Presidente do IBDFAM/AC.

“Falarei sobre a interação da inteligência artificial e o exercício das profissões – no meu caso, abordarei a área jurídica. Explicarei como o advogado, juiz ou promotor, por exemplo, podem utilizar desse artifício no seu trabalho jurídico e na sua vida.”

André Nasserala: Doutor em Ciência da Computação, professor  e pesquisador da Ufac e U:Verse na graduação e mestrado; analista do IBGE.

“Sobre o evento, espero um papo informal sobre os rumos da I.A. e uma perspectiva de futuro próximo com os avanços tecnológicos dessa área.”

Próximos eventos (30 e 31 de março; 1 de abril)

Dia 30 – Terça-feira
Tema Participante 1 Participante 2
  

Inteligência: da artificial à emocional

Kelly Albuquerque Anderson Santos Fernandes
Professora Universitária, Mestra em Psicologia e Processos Escolares, Doutoranda em Educação pelo PUC-PR Professor Universitário, Consultor em Tecnologia, Analista de Sistemas e Mestrando em Administração
Dia 31 – Quarta-feira
Tema Participante 1 Participante 2 Mediador
  

Inteligência artificial e o futuro das profissões

Rafael Lopes Pimpão André Bandeira Francisco Passos
Professor Universitário, mentor de projetos na Amazon Jr, Consultor em Comércio Exterior Contador, Professor Universitário e Conselheiro no CRC-AC  Especialista em TI, Funcionário Público, Professor e Coordenador de TI
Dia 1º – Quinta-feira
Tema Participante 1 Participante 2 Mediadora
  

A inteligência nas áreas de arquitetura e engenharia

Rodolfo Quiroga Eliseyna Santos Priscyla Brasileiro
Arquiteto e Urbanista, Master em Iluminação, Design estratégico e Especialista em Docência do Ensino Superior.  Arquiteta e Urbanista, especialista em docência no Ensino Superior. Arquiteta e Urbanista, especialista em design de interiores e docência no ensino superior. Coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo U:Verse

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter