Estudantes katuquinas recebem ônibus, kits escolares e camisetas

O ônibus escolar percorre diariamente 18 km da BR-364, que ficam dentro da terra indígena para levar estudantes das aldeias para a escola (Onofre Brito)
O ônibus percorre diariamente 18 km da BR-364 para levar estudantes das aldeias para a escola (Foto: Onofre Brito)

Uma equipe do Núcleo da Secretaria de Educação e Esporte (NSEE) em Cruzeiro do Sul visitou nesta segunda-feira, 30, a Escola Tamakaiã, na Terra Indígena (TI) Katuquina, situada às margens da BR-364, a cerca de 50 km da sede municipal. Ali entregou 240 kits escolares e 240 camisetas. Também foi entregue oficialmente um ônibus escolar para o transporte dos estudantes das cinco aldeias – o pedido do veículo havia sido feito pelos líderes das aldeias ao governador Tião Viana, no fim do ano passado.

A Tamakaiã é a maior escola indígena de Cruzeiro do Sul. Segundo o diretor, Fernando Katuquina, 345 alunos frequentam a escola: “Hoje as mulheres da nossa Terra, juntas, ganham 48 filhos por ano, por isso temos cada vez mais alunos e já precisamos ampliar a escola”, diz.

Fernando é uma das maiores lideranças do povo katuquina e conta que, além do ensino normal, realizado nas salas de aula, a educação indígena tem seu aspecto diferenciado. Ocorre nas conversas com anciãos e anciãs, relembrando a cultura tradicional e também em ações como pescarias e caçadas.

Ele destacou o apoio que vem recebendo do governo ao longo dos anos, ressaltando que representa uma motivação a mais. “Temos ensino infantil, fundamental e médio e só temos a ganhar com a entrega do material escolar e do ônibus”, avaliou. Para ele, as capacitações que os professores vêm recebendo também contribuem para melhorar a qualidade de ensino.

O coordenador de Educação indígena do NSEE, João Batista Cruz, por ter ascendência indígena – a mãe é do povo Arara – é entusiasta da educação indígena. Ele conta que nos últimos quatro anos a escola recebeu bons investimentos, como a aquisição de 13 computadores, um freezer, um armário e netbooks.

O coordenador do NSEE, Charles André Rosas, explica que além da entrega dos kits e do ônibus, o objetivo principal foi estreitar relações com a comunidade katuquina: “Colocamos nossa equipe à disposição para fortalecer a política educacional indígena em Cruzeiro do Sul”.