Estudantes da rede estadual fazem teste de inglês para Jovem Embaixador

Até três finalistas poderão ser selecionados para concorrer às vagas oferecidas pela embaixada 

 

jovem.jpg

Interesse dos estudantes acreanos em participar do concurso tem crescido a cada edição (Foto: Eunice Caetano/SEE)

Com um número recorde de inscritos, 16 no total, a Secretaria de Educação através da Coordenação do Programa Jovens Embaixadores realizou na tarde desta sexta-feira, 28, a prova escrita do concurso que levará aos Estados Unidos, 35 jovens da rede pública de ensino de todo país para um intercâmbio cultural. Os aprovados nesta etapa passam para a fase seguinte, correspondente a entrevista oral em inglês, que avaliará o nível da conversação do candidato. 

A prova escrita, com duração de três horas, é composta por seis questões discursivas que analisam o conhecimento da língua, a organização textual e sua coerência, além do domínio de conhecimentos gerais. "Minha expectativa é de ser aprovado, pois é  a segunda vez que participo do programa,além de ter feito o curso de imersão na língua inglesa oferecido pela embaixada", explica o estudante da 3ª série da Escola Glória Peres, Alan Dantas.

O interesse dos estudantes acreanos em participar do concurso tem crescido a cada edição. Este ano houve um aumento de 100% no número de inscritos em relação ao ano passado, onde apenas oito jovens participaram. Sete escolas inscreveram estudantes no concurso, sendo uma do município de Xapuri e 15 de Rio Branco. O Acre já enviou três representantes para os Estado Unidos, a última selecionada foi a aluna Diana Ketlem do Nascimento,da Escola José Ribamar Batista, que fez o intercâmbio no início do ano. 

semifinalista_na_edio_2008_alan_dantas_acredita_num_bom_resultado.jpg

Semifinalista na edição 2008, Alan Dantas acredita num bom resultado este ano (Foto: Eunice Caetano/SEE)

De acordo com a coordenadora do programa no Estado, Catianregina Pinto, poderão ser selecionados até três finalistas para concorrer às vagas oferecidas pela embaixada. "Nossa expectativa é de classificar pelo menos dois jovens. Nosso maior desafio é com relação ao envolvimento do aluno em algum trabalho social, item indispensável na avaliação, mas estamos integralmente do que exigido", avalia a coordenadora. 

O Programa Jovens Embaixadores é uma iniciativa de responsabilidade social da Embaixada dos Estados Unidos – em parceria com os setores público e privado em ambos os países – que beneficia, com uma viagem de três semanas nos Estados Unidos, alunos brasileiros da rede pública que são exemplos em suas comunidades. Para se candidatar, o aluno deve ter entre 15 e 18 anos, não ter viajado ao exterior, possuir fluência verbal e escrita em inglês, ter bom desempenho escolar, possuir bom relacionamento na comunidade e estar engajado em atividades de voluntariado há pelo menos um ano. 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter