Jovem escritora

Estudante identificada no Núcleo de Altas Habilidades/Superdotação lança livro de poesias

A jovem escritora Evelyn Martins, 15 anos, estudante do Ensino Médio do Colégio de Aplicação, identificada com altas habilidades, pelo Núcleo de Altas Habilidades/Superdototação (NAAH/S) da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), lançou no último domingo, 24, no salão do Memorial dos Autonomistas, o livro de poesias com o título 2 Bilhões de Segundos.

A obra recebeu financiamento do edital de incentivo à publicação de livros, proporcionado pelo governo do Estado, por meio da Fundação Elias Mansour (FEM), com apoio da Academia Juvenil Acreana de Letras (AJAL) e do NAAH/S. Além disso, o livro contou com a ilustração de capa feita pelo professor do Atendimento Educacional Especializado (AEE), identificador na área de Artes, Marco Mello.

A estudante foi identificada com altas habilidades em 2020, na área de produção textual. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Natural de Rio Branco, Evely escreve poesias desde criança. Movida pelo amor às palavras e à escrita como forma de se expressar, publicou sua primeira obra literária. A proposta foi elaborada como parte do processo de orientação e acompanhamento pedagógico, pela professora de AEE, identificadora na área de Língua Portuguesa do NAAH/S Acre, Samara Zegarra.

A estudante foi identificada com altas habilidades em 2020, durante a pandemia, e no final do processo de identificação, recebeu parecer reconhecendo suas altas habilidades/superdotação na área de produção textual. A partir daí, foi inserida como aluna do núcleo, recebendo acompanhamento especializado.

“Passamos pelo processo remotamente devido à pandemia, mas isso não fez diferença, porque vimos logo que Evelyn era quem estávamos buscando. Ao longo de vários meses, passamos por entrevistas, muitas atividades e, no final, não tinha dúvida de que ela apresentava esse comportamento de altas habilidades e superdotação”, destacou a professora do NAAH/S.

Segundo a coordenadora do Núcleo, Taís Galdino, a Evelyn se apresentou ao NAAH/S com uma vasta produção de poesias, demonstrando criatividade, envolvimento com as atividades propostas, entusiasmo e iniciativa.

A coordenadora Taís Galdino informou que estão trabalhando para formar os NAAH/S polos nas salas de AEE nos municípios para identificar e atender mais alunos com altas habilidades/superdotação no estado. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O NAAH/S tem alguns instrumentos que são utilizados no começo do processo de identificação, mas busca ir além, investigando toda a vida do aluno, o histórico dele em casa com a família e entrevistando os responsáveis, para conhecer a história do aluno desde a gestação, já que se trata de um indivíduo em desenvolvimento.

O pai de Evelyn é uma pessoa com deficiência visual, o que a inspirou a lançar seu livro também em formato de audiobook, para promover acessibilidade às pessoas cegas, em uma possível parceria com o Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual do Acre (CAPDV) e levar a ideia do livro 2 Bilhões de Segundos e todo o projeto para o máximo de pessoas possível.

A autora destacou a importância da acessibilidade para o público de pessoas com deficiência visual com sua obra em audiobook. “É muito boa essa questão do livro em ambos os formatos. Oferecer as duas propostas é uma forma de ter mais aceitação, por alcançar públicos que não eram atingidos ainda. 2 Bilhões pode ser um pontapé para reforçar a importância da  acessibilidade nesse sentido”, declarou.

A idealizadora da obra pretende levar o projeto do livro e seus temas para as escolas públicas de Rio Branco, por meio de doação e distribuição, além de promover rodas de conversas sobre poesia, para incentivar a leitura aos jovens e reconhecer novos talentos. A previsão é que isso aconteça no início de maio.

Evelyn escreve desde o seu primeiro contato com as palavras e vem se mantendo como uma verdadeira devoradora de poemas, crônicas e livros de suspense. Foto: Mardilson Gomes/SEE

A estudante já ganhou premiações pelas suas obras, como menção honrosa pela produção poética no concurso Juvenal Antunes de Poesia promovido pela AJAL, com a obra Eu Gramatical.

A jovem conta que escreve desde o seu primeiro contato com as palavras e vem se mantendo como uma verdadeira devoradora de poemas, crônicas e livros de suspense.  Vê no livro uma maneira de incentivar a cultura como uma forma de expor ideias, trazer para discussão temas que não são muito comuns a partir da leitura e da poesia.

Usa principalmente poemas e crônicas reflexivas em seus textos para expor suas ideias acerca dos sentimentos humanos, as experiências e desenvolvimento pessoal durante o século XXI, assim como prazeres e dificuldades do período. Além de ler e escrever, Evelyn é apaixonada por pintura em aquarela e resolução de problemas de qualquer natureza.

“Durante a pandemia a escrita foi uma válvula de escape, pois eram muitas informações, como é agora, por exemplo, com essa guerra na Ucrânia. Temos sensações que não podem ser expressadas pela fala e a escrita me ajudou muito a desenvolver essas ideias e digeri-las”, declarou Evelyn.

O livro 2 Bilhões de Segundos será lançado também em formato audiobook. Foto: Mardilson Gomes/SEE

Quem tiver interesse em adquirir a obra pode acessar o Instagram do livro @2bilhoesdesegundos ou da autora, @anaeve_mar. Em breve estará nas livrarias de Rio Branco.

Sobre o NAAH/S

O Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação está implantado no estado do Acre desde 2007, com o objetivo de implementar nas instituições de ensino de Educação Básica conhecimentos sobre altas habilidades, a fim de instrumentalizar os professores para facilitar a identificação, bem como orientá-los quanto a forma de encaminhamento dos alunos habilidosos para atendimento especializado no NAAH/S.

Ao longo de 15 anos, mais de 600 alunos passaram pelo processo de identificação do NAAH/S e em torno de 150 foram confirmados com altas habilidades/superdotação. Hoje o Núcleo tem uma média de 152 alunos sendo acompanhados no processo de identificação e acompanhando os já identificados no estado.

“Esse trabalho está sendo desenvolvido há 15 anos e ele é um dos públicos-alvos da Educação Especial do Acre, focando nas altas habilidade/superdotação. Estamos tentando formar os NAAH/S polos nas salas de AEE nos municípios”, pontuou a coordenadora Taís Galdino.