Estudante do Quero Ler é contemplado com motocicleta

Agricultor ganhou uma motocicleta zero-quilômetro em sorteio (Foto: Mardilson Gomes/SEE)

Acompanhado do neto Mateus, o agricultor João da Silva Soares, de 68 anos, chegou sorridente à concessionária de motocicletas, cabeça erguida, caneta de prontidão, para assinar qualquer documento que lhe viesse ser apresentado, esbanjando uma confiança de quem realmente aprendeu a ler e a escrever.

Oito meses antes, não tinha qualquer noção das letras. Em maio, entrou para as aulas do Quero Ler – o maior programa de erradicação do analfabetismo da região norte e um dos maiores do país –, tocado pelo governo do Estado do Acre.

Nesta terça-feira, 13, como recompensa de seus esforços para tornar-se “cidadão letrado”, como ele mesmo diz, ganhou uma motocicleta Honda 125, numa parceria inédita do programa Quero Ler com o Grupo Star, que administra a revendedora de motocicletas Star Motos.

Entre os mais de 6,6 mil alunos que estão sendo alfabetizados nesta primeira fase do Quero Ler, Soares foi o grande ganhador.

“Estou muito feliz neste momento. A alegria de entender o que está escrito por toda a parte da cidade e do mundo deixa a gente mais importante. E estou feliz também de ter ganhado esta moto. Lá, no ramal, ela vai ser muito útil para nós”, comemora, soltando largo sorriso.

Para o coordenador do programa Quero Ler, Evaldo Viana, presentear com uma motocicleta quem está estudando com afinco é uma forma de incentivo para que mais pessoas se encorajem a começar a alfabetização.

Para o supervisor de vendas Marco Aurélio, a doação da motocicleta é uma forma de colaboração da empresa com o aumento na qualidade de vida das pessoas.

“Quanto mais pessoas letradas, maiores as chances de elas tirarem a carteira de habilitação, por exemplo, e adquirirem transportes próprios. Por isso, o que fizemos é também uma forma de incentivo e de investimentos nas pessoas”, ressalta Marco Aurélio.

O Quero Ler – O programa, que pretende alcançar 50 mil acreanos até o fim de 2018, erradicando o analfabetismo no estado, está na sua primeira fase, em quatro municípios.

Na segunda fase, que já está sendo organizada, serão mais oito mil alunos inscritos, cujas matrículas começam no dia 19 de dezembro e estende-se até o dia 10 de janeiro.

As aulas da segunda fase serão ministradas em Rio Branco, Cruzeiro, Tarauacá, Feijó, Sena Madureira, Xapuri, Epitaciolândia e Brasileia.

Já a formação dos alfabetizadores será na segunda quinzena de janeiro, com início da etapa ainda no fim do mesmo mês.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter