Estratégia para o manejo da pesca

Oficina começa com avaliação da situação da pesca no Acre e mapeamento das instituições que atuam na área

 

pirarucu_foto_angela_peres_02.jpg

Oficina reune representantes de várias entidades que atuam no fomento da pesca Foto: Angela Peres/Secom

Parceiros do programa de Manejo da Pesca, desenvolvido pela Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), estão reunidos para uma avaliação da situação da pesca no Estado e para a construção de uma visão estratégica para o setor nos próximos cinco anos.

A oficina começa com uma avaliação da situação da pesca no Acre com um mapeamento das instituições e suas atuações no tema recursos pesqueiros. Em seguida os técnicos sistematizarão as lições apreendidas a partir da atuação das instituições e passarão a elaborar o planejamento estratégico da política de manejo da pesca do Estado, incluindo o plano de ação para cada estratégia.

O diretor técnico da Seaprof, Ronei Santana, e o coordenador do programa do Rio Amazonas e Florestas Inundadas do WWF-Brasil, Antonio Oviedo, participam da oficina, assim como representantes de instituições parceiras como Ibama, prefeitura de Sena Madureira e de Manuel Urbano, Sema, Ufac, Seap, Colônias de Pescadores e Imac. 

Manejo do pirarucu é uma das principais ações

O Manejo Participativo do Pirarucu em Manuel Urbano foi iniciado em 2002, quando Governo do Estado, WWF, prefeitura, Ibama e comunidade fecharam os acordos de pesca. Anualmente os pescadores se reúnem para participar da despesca do pirarucu manejado. Neste ano, o Lago Santo Antônio foi o local escolhido pelos organizadores.

Parte do que é pescado é vendida aos restaurantes de Manuel Urbano. Receitas a base de pirarucu são preparadas para os visitantes da Feira do Pirarucu Manejado do município, evento já realizado pelo segundo ano.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter