Estímulo ao ecossistema de inovação do Acre é destaque em blog

O edital para seleção de startups acreanas e o Workshop Parque Tecnológico: uma Realidade para o Acre foram dois dos projetos da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect) citados na matéria “O Acre quer mostrar que não é o fim do Brasil, mas o começo”, publicada nesta segunda-feira, 27, no Blog do Empreendedor do Estadão.

No texto, o professor de inovação da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Marcelo Pimenta, mostra que, por meio das instituições parceiras de ciência, tecnologia e inovação, que englobam o tripé poder público, academia e mercado, o estado está incentivando a inovação na região. “O Acre vem mostrando como é possível estimular um ecossistema de inovação. Com vontade, iniciativa e ações concretas, fortalecendo a vocação criativa de uma região”, escreve o jornalista.

O edital de startups acreanas, uma parceria da Sect e do Sebrae, está selecionando 16 empresas de base tecnológica que irão receber mentorias e desenvolver um plano de negócios. As startups que finalizarem todo o processo de desenvolvimento do plano receberão um prêmio individual de R$ 20.000, para a melhoria de seus produtos e serviços.

O Workshop Parque Tecnológico: uma Realidade para o Acre foi outra atividade que visou a implantação do ecossistema de inovação. Foi realizado nos dias 23 e 24 deste mês pela Sect e parceiros, como Sebrae e Universidade Federal do Acre (Ufac).

O evento apresentou as experiências inovadoras do Estado, além de fornecer subsídios para proposta de implantação do parque tecnológico.“O objetivo do governo é transformar o Acre em referência na Região Norte em ciência, tecnologia e inovação, trabalhando com o que já está sendo produzido no Estado, como a tecnologia utilizada no Complexo de Piscicultura”, diz Renata Souza, secretária de Estado de Ciência e Tecnologia.