Estado simplifica processo de abertura de empresa com integração à Redesim

A partir desta segunda-feira, 16, quem deseja abrir uma empresa passa a ter mais uma facilidade. É que a Secretaria da Fazenda (Sefaz/AC) começa a integrar o processo de inscrição estadual à Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim).

Com isso, quem pretende abrir, fechar, alterar ou legalizar uma empresa poderá encaminhar toda a documentação necessária e solicitar o pedido de inscrição estadual por meio do portal da Redesim, via internet

Equipes da Sefaz e Juceac durante reunião Foto: Marcos Vicentti/Secom

O portal fornece a integração de todos os processos dos órgãos e entidades responsáveis pelo registro, inscrição, alteração e baixa das empresas, por meio de uma única entrada de dados e de documentos e em um só ambiente, evitando filas e deslocamentos. 

O presidente da Junta Comercial do Acre (Juceac), Jurilande Aragão, falou sobre o objetivo do portal. “A nossa intenção ao disponibilizar esse serviço on-line é fazer com que os processos de abertura de empresa caminhem com a maior agilidade possível, mas sem nunca esquecer da segurança. Podemos dizer que a grande vantagem do nosso sistema é a economia de tempo”, explicou Aragão.

O sistema possibilita a redução de custos para Estado, já que não haverá mais processo físico, evitando gastos com impressão de papel e armazenamento. Além de uma maior padronização e transparência nos processos.

Processo de abertura de inscrição estadual passa a ser feito de forma on-line Foto: Marcos Vicentti/Secom

A secretária da Fazenda, Semírames Dias, destacou a importância do serviço. “A ideia é deixar os nossos procedimentos cada vez mais simples, os simplificando e otimizando. Se antes o processo de abertura de uma empresa demandava cerca de 90 dias, hoje pode ser feito em questão de horas, isso tudo sem ter tantos custos aos empresários. E é isso que o Estado quer, desburocratizar os serviços”, ressaltou a secretária.

“É um trabalho em parceria de vários órgãos, tudo com um único objetivo, que é servir a sociedade”, enfatiza a gestora do órgão.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest