Estado renegocia redução das taxas de juros com a Caixa Econômica Federal

A secretária de Planejamento e Gestão, Maria Alice Araújo, se reuniu com o representante da Caixa Econômica Federal, Ramon Silva, para alinhar e estabelecer um cronograma para contratação de duas operações de crédito em tramitação na instituição desde o final de 2019.

Além de garantir o aporte de recursos em novas obras estruturantes que integram o portfólio dos principais programas no âmbito do Plano Plurianual PPA 2020-2023, a negociação vai permitir quitar empréstimos antigos do governo junto à Caixa, que têm juros mais altos, por meio da contratação de um novo empréstimo com juros mais baixos.

Reunião de alinhamento foi realizada na Seplag Foto: Marcos Vicentti/Secom

Durante o encontro, ficou definido que as novas operações irão reduzir as taxas de juros praticadas nos contratos firmados em 2018, além de finalizar outros contratos herdados que apresentam problemas de execução e acarretam elevado dispêndio de recursos do Estado no refazimento de obras.

“Um encontro muito produtivo. Vale destacar que pactuamos a redução da taxa de juros e definimos um cronograma para a assinatura do contrato. Chegamos à reta final de uma negociação que irá permitir a diminuição de cerca de 40% da taxa de juros de alguns contratos, o que irá garantir economia para o Estado e aumentar nossa capacidade de realizar novos investimentos estruturantes, gerando emprego e renda e aquecendo a economia local”, destacou Maria Alice.

A reunião foi realizada na sede da Secretaria de Planejamento e Gestão na tarde desta quinta-feira, 6, e contou com a presença das equipes técnicas da área de planejamento da Seplag e da Caixa Econômica Federal.

“Esta é a menor taxa já aplicada pela Caixa, já estamos definindo um cronograma, em até seis semanas devemos assinar o contrato”, enfatizou Santos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter