educação

Estado reinicia aulas do antigo ensino médio integrado em videoconferência

Teve início na tarde desta segunda-feira, 20, a retomada das aulas do antigo Curso de Formação Técnica Profissional Integrada ao Ensino Médio. A aula inaugural se deu por meio de uma videoconferência transmitida dos estúdios de transmissão do Instituto Estadual de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) aos alunos.

A medida é fruto de uma iniciativa do Governo do Estado do Acre, por intermédio do Ieptec, que firmou um compromisso com os 296 alunos que aguardavam, há quase dois anos, a retomada, conclusão e a devida certificação dos cursos, que encontravam-se pendentes.

Aulas do antigo Curso de Formação Técnica Profissional Integrada ao Ensino Médio foram retomadas nesta segunda-feira, 20 Foto: Cedida.

Por ora, serão reiniciadas as aulas de maneira remota dos cursos Técnico em Enfermagem (75 alunos), Saúde Bucal (60 alunos) e Estética (28 alunos), da Escola Técnica Maria Moreira da Rocha. A previsão é que os demais cursos da esfera politécnica sejam retomados nos próximos meses.

Durante a videoconferência, o presidente do Ieptec, Francineudo Costa, falou sobre o desafio e a satisfação em garantir os direitos dos alunos à profissionalização Foto: Cedida.

A cerimônia

Durante a videoconferência, o presidente do Ieptec, Francineudo Costa, falou sobre o desafio e a satisfação em garantir os direitos dos alunos à profissionalização que haviam iniciado. “Assim que assumimos a gestão da Educação Profissional no Estado, a retomada das aulas para conclusão do médio-integrado foi colocada como prioridade em nosso planejamento estratégico. Para evitar maiores transtornos aos alunos, uma de nossas primeiras ações foi desmembrar a educação básica da técnica para que a participação deles no Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] não fosse comprometida”, disse.

A cerimônia contou, ainda, com a presença do deputado federal Alan Rick, um dos parceiros incentivadores e apoiadores do governo do Estado e da instituição. “Um dia, já estive como esses alunos, tendo que trabalhar e estudar ao mesmo tempo. Tenho certeza que os cursos ajudarão não apenas no mercado de trabalho, mas no vislumbre de qual o curso superior com que eles têm mais afinidade”, pontuou o deputado.

Ao final da transmissão, foram feitas explicações didáticas sobre a utilização da plataforma ead.ieptec.ac.gov.br, que contém vídeos tutoriais e a disponibilização de e-mails para tirar dúvidas. Os conteúdos programáticos e materiais de estudo, por exemplo, serão atualizados todas as segundas-feiras na plataforma.

Transmissão contou com explicações didáticas sobre a utilização da plataforma ead.ieptec.ac.gov.br, que contém vídeos tutoriais e a disponibilização de e-mails para tirar dúvidas Foto: Cedida.

Em decorrência da pandemia provocada pelo novo coronavírus, que exige o cumprimento de normas de segurança, entre elas o distanciamento social, a equipe multifuncional do Ieptec utilizará recursos tecnológicos para que as aulas sejam realizadas de forma remota, por meio da plataforma Moodle e do aplicativo Google Meet.

Na solenidade, compuseram também o dispositivo de honra os diretores de Administração e Finanças, Carlos Peres;  de Desenvolvimento de Educação Profissional e Tecnológica, Felipe Pietro; o chefe do Departamento Pedagógico e Curricular, Sebastião Ferreira; a chefe de Divisão de EaD, Érica Neves; e a coordenadora-geral da Escola Técnica em Saúde Maria Moreira da Rocha, Adriana Alves.

Curso de Formação Técnica Profissional Integrada ao Ensino Médio existe desde 2017 Foto: Cedida.

A integração Ensino Médio-Integrado

Iniciado em 2017, o Curso de Formação Técnica Profissional Integrada ao Ensino Médio, como o próprio nome diz, buscava articular a formação básica de ensino à formação e qualificação profissional.

A proposta era atender 890 jovens estudantes do município de Rio Branco. Todavia, apenas 296 alunos participaram das aulas.

A proposta inicial acabou não sendo devidamente cumprida pela gestão passada, que deveria ter facultado o ensino básico junto com a formação técnica, o que não aconteceu.