Estado reconstrói escola rural em Rio Branco para 454 estudantes

“Uma obra que vai entrar para a história”. Dessa maneira, Marcos Antônio Belo de Oliveira, diretor da Escola Rural São Pedro I, localizada no Ramal da Piçarreira, na região do Benfica, na Vila Acre, define as intervenções de reconstrução do espaço, que estão sendo realizadas pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE).

De acordo com o diretor, a obra tem previsão para ser entregue na primeira quinzena de junho e ela está sendo feita desde o alicerce, já que se tratava de uma escola de madeira. “Estamos esperando somente ligarem a alta tensão, porque até a subestação para receber os condicionadores de ar já foi construída”, informa.

Escola São Pedro I, na região do Benfica, está sendo completamente reconstruída pelo governo do Estado. Foto: Stalin Melo/SEE

Dentro das intervenções de reconstrução da escola foram construídas oito salas de aula, banheiros com acessibilidade, cozinha e refeitórios, biblioteca, além das salas de administração. “Para se ter uma ideia da dimensão do que está sendo essa obra, até análise de solo foi feita pelo governo”, explicou o professor Marcos.

Quando o ano letivo começar, serão 454 estudantes dos ensinos fundamental, anos inicias, fundamental anos finais e médio, além da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que terão acesso a uma nova escola. “Isso porque a escola estava numa situação precária, por isso tivemos que refazer todo o prédio, pois a madeira estava deteriorada”, disse.

Reconstrução da Escola São Pedro era um desejo e um sonho da comunidade. Foto: Stalin Melo/SEE

Nesse momento, segundo ele, cerca de 98% da obra está concluída, uma intervenção necessária à comunidade.

“É uma obra que está ficando padrão. Que possamos agora, em meados de junho, iniciar o ano letivo, que está atrasado. Mas a espera está valendo a pena, porque os alunos irão receber uma escola nova, bonita, acessível, sem falar que também iremos ofertar o ensino também aos pais que frequentam a EJA à noite, já que trabalham durante o dia”, completou o diretor.

Mobiliário e transporte

Além de uma reconstrução, a instituição de ensino recebeu nesta sexta-feira, 27, um mobiliário completamente novo. Carteiras, quadros de escrever, armários, cadeiras, tudo novo para uma escola completamente nova.

SEE entregou os mobiliários novos para a Escola São Pedro I nesta sexta-feira, 27. Foto: Stalin Melo/SEE

O diretor também falou sobre a entrega do material. “Hoje temos o prazer de receber esse material novo, que estão sendo guardados numa sala para que possamos instalar assim que a obra for concluída, para que os alunos tenham melhores condições ao estudar”, disse.

Outra demanda importante que, segundo ele, está sendo atendida pelo governo do Estado é em relação ao transporte. Segundo informado, a escola atende cinco ramais da região, alguns no asfalto, outros no barro. “Sem dúvida, todos os alunos serão bem acolhidos, sobretudo em relação ao transporte escolar”, frisou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter