Estado realiza primeira entrega do Programa de Subvenção de Compras Emergenciais de Alimentos

A Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (Sepa),  em parceria com o Gabinete da Primeira-Dama e a Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM), realizou na manhã desta quarta-feira, 30, a primeira entrega do programa de subvenção de compras emergenciais de alimentos.

Rosilene Figueiredo, de 45 anos, produtora rural da Associação Árvore Viva, destacou a importância do programa para a escoação de sua produção. “Hoje eu trouxe rúcula, coentro, peixe e mandioca. Trabalhamos em forma de agricultura familiar, meu marido, meus filhos e minhas noras. Está sendo uma benção esse programa, pois os 180 maços de rúcula que trouxemos hoje iria tudo ser descartado porque não estávamos conseguindo vender”.

Rosilene Figueiredo, de 45 anos, produtora rural da Associação Árvore Viva Foto: Cedida

O programa vai garantir a compra da produção rural, com investimento de R$ 6 milhões e distribuição de alimentos para famílias carentes, usuários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), destinado a idosos e pessoas com deficiência que comprovem baixa renda e Unidades de Acolhimento Públicas e Privadas (UAPPs).

As UAPPs são organizações civis que atuam no acolhimento de idosos, crianças e demais pessoas em situação de vulnerabilidade, também com abrangência a comunidades terapêuticas que operam no tratamento para a dependência de substâncias psicoativas. Serão realizadas três entregas mensais as unidades de acolhimento e uma entrega ao público que recebe o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Serão realizadas três entregas mensais às unidades de acolhimento e uma entrega ao público BPC Foto: cedida

A subvenção para compras de alimentos consiste em adquirir os produtos diretos do produtor rural, por meio das associações e cooperativas, financiada pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), dentro do Programa de Desenvolvimento Sustentável do Acre (PDSA). A Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag) é a coordenadora do programa e fará o monitoramento das ações.

“Esse programa é um recurso do BID, executado pela Sepa e SEASDHM, um investimento que o governo do Estado está fazendo para atender mais de dois mil produtores rurais e beneficiar aproximadamente 25 mil famílias que estão no BPC e as unidades de acolhimento”, salientou o diretor de Produção e Agronegócio da Sepa, Nilton Bayma.

A SEASDHM, em parceria com os municípios, fará a entrega dos kits aos usuários do BPC da zona urbana, além de monitorar a distribuição dos kits e armazenamento. São entregues kits de alimentos com hortaliças, frutas, carnes, ovos e laticínios.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter