protocolos

Estado realiza oficina sobre Vigilância Epidemiológica Hospitalar

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), iniciou nesta manhã de terça-feira, 9 de novembro, uma oficina com o objetivo atualizar os conhecimentos dos profissionais que trabalham nos núcleos hospitalares de epidemiologia do Estado aos profissionais de todos os municípios. A atividade se estenderá até a quinta-feira, 11.

Oficina ocorreu no auditório do Nobile Suítes Gran Lumni . Foto: Cedida

A oficina foi realizada no auditório Nobile Suítes Gran Lumni e contou com a presença de cerca de 50 profissionais. De acordo com o chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, Gabriel Mesquita, dentre as atividades, os servidores foram orientados sobre portarias do Ministério da Saúde.

“Foi realizada a atualização dos conceitos e protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde, além de terem sido trabalhados diferentes temas, tratando sobre a importância da Vigilância Epidemiológica Hospitalar (VEH)”.

O coordenador do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da Unidade Mista de Manoel Urbano, Ermerson Almeida, fala sobre a importância da atualização: “Com o avanço da vacinação contra a Covid-19, os encontros começar a ocorrer presencialmente e eu vejo esse momento de extrema importância para as redes de vigilância epidemiológica hospitalar”.

Por meio da Portaria GM/MS Nº 1.693, de 23 de julho de 2021, em seu Art. 335-S, instituiu, no âmbito do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica, a Vigilância Epidemiológica Hospitalar (VEH), com o objetivo de fortalecer e descentralizar a Vigilância Epidemiológica no âmbito hospitalar, proporcionando aos gestores elementos para apoiar a tomada de decisão frente aos eventos de interesse para saúde.

A VEH consiste no conjunto de serviços, no âmbito hospitalar, que proporciona o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes da saúde individual e coletiva, com a finalidade de recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças, transmissíveis e não-transmissíveis, e agravos à saúde.

Sendo executada pelos Núcleos Hospitalares de Epidemiologia (NHE), unidades intra-hospitalares que tem por objetivo oferecer informações estratégicas para a organização, preparação e resposta do serviço hospitalar no manejo de eventos de interesse à saúde, bem como subsidiar o planejamento e fortalecimento da vigilância em saúde local.