Estado propõe reativar Comitê Estadual de Programas pela Primeira Infância

Visando a integração dos programas de primeira infância, representantes das Secretarias de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM) e de Estado de Saúde (Sesacre) se reuniram nesta terça-feira, 14.

A reunião foi proposta pela diretoria de Assistência Social, com o objetivo de trabalhar na integração dos programas Criança Feliz, Programa Primeira Infância Acreana (PIA), Educação no Campo e na reativação do Comitê Estadual de Programas pela Primeira Infância, que atua no aprimoramento e na elaboração de ações voltadas para as crianças de zero a seis anos.

Representantes da SEASDHM e Sesacre se reuniram nesta terça-feira, 14 Foto: Cedida.

“Atuando de forma articulada com as outras políticas, principalmente nas áreas de saúde e educação, conseguiremos garantir o atendimento às crianças de forma integral e assim cumprir com a nossa responsabilidade e compromisso social”, ressaltou a secretária Ana Paula Lima, titular da SEASDHM.

É competência do Estado o planejamento e coordenação de ações, prestação de apoio técnico, elaboração de materiais, realização de ações de mobilização intrassetorial no âmbito estadual, articulação de ações intersetoriais com as diversas políticas públicas.

Reunião foi proposta pela diretoria de Assistência Social, com o objetivo de trabalhar na integração dos programas voltados para a infância Foto: Cedida

Criança Feliz e PIA

O Programa Criança Feliz está em 20 dos 22 municípios do Acre, promovendo o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, de zero a seis anos, inscritas no Cadastro Único, considerando sua família e seu contexto de vida. O programa é coordenado pelo Ministério da Cidadania, que articula ações das políticas de assistência social, saúde, educação, cultura, direitos humanos e direitos da criança e do adolescente.

No Acre há também o Programa Primeira Infância Acreana (PIA), de iniciativa do Governo do Acre, por meio da Sesacre, tendo como proposta aprimorar a atenção integral ao desenvolvimento da Primeira Infância. O Programa teve sua adesão em dez municípios por meio de parceira entre prefeituras, SEASDHM, Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (SEE), Universidade Federal do Acre (Ufac) e Ministério da Saúde.

O programa tem como objetivo também melhorar as condições de vida e de saúde das crianças menores de seis anos, bem como a organização de ambiente estruturado para que desenvolvam melhor suas habilidades. Atualmente o PIA passa por reformulação, para que seja integrado aos demais programas voltados para a primeira infância do Estado do Acre.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter