multiplicadores de conhecimentos

Estado promove formação no programa Caminhos da Educação do Campo destinado à primeira infância

A Secretaria de Educação, Cultura e Esportes do Acre (SEE) está promovendo a primeira formação do programa Caminhos da Educação do Campo – Primeira Infância. A abertura foi realizada na manhã desta terça-feira, 28, no Palácio da Justiça, em Rio Branco. O público-alvo são os coordenadores do programa na rede municipal, e o evento se estende até quarta, 29.

A formação se dirige aos coordenadores do programa nos municípios. Foto. Mardilson Gomes/SEE

A solenidade de abertura contou com a presença da diretora de Ensino da SEE, Gleicicleia de Souza; da chefe do Departamento de Educação do Campo, Nazaré Rodrigues; da chefe da Divisão de Ensino do Campo Primeira Infância, Priscila Pinheiro; da vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação do Acre (Undime/AC); da secretária municipal de Educação de Xapuri, Fernanda de Abreu; e da secretária municipal de Educação de Capixaba, Rosângela Tessinari.

“Em nome da Undime e dos 19 municípios que aderiram ao programa, viemos em forma de firmar as parcerias e o andamento do programa. As formações trazem muito conhecimento e troca de experiências sobre o que já foi realizado e o que deve ser encaminhado para este ano”, observou Fernanda de Abreu.

19 municípios acreanos aderiram ao programa. Foto: Mardilson Gomes/SEE

O Estado tem o desafio de garantir educação à toda a população rural e o programa oferece, às crianças de 4 e 5 anos das áreas rurais de difícil acesso, o atendimento educacional domiciliar, assegurando o direito à educação, à inclusão e à permanência das crianças no ensino sistematizado.

“Essa é uma parceria que vem dando muito certo, o programa está desde o ano de 2021 em execução; é uma releitura do Asinhas da Florestania, que funcionava anteriormente”, destacou Priscila Pinheiro.

O trabalho, realizado por um agente de educação que atende regularmente as famílias nas comunidades, proporciona às crianças das áreas mais longínquas do estado novas oportunidades de atendimento na educação infantil.

A coordenadora do programa no Jordão, Roseane Paiva, está muito confiante no resultado da formação em seu trabalho junto às comunidades rurais do seu município. Foto: Mardilson Gomes/SEE

“Espero que esta formação seja muito produtiva e que venha a atender as necessidade de cada um de nós; que nos ajude a tirar as dúvidas na hora de realizar o trabalho no nosso município, com as famílias e com as crianças. Somos multiplicadores de conhecimentos”, declarou Roseane Paiva, coordenadora do programa no Jordão.

Como as escolas de difícil acesso são muito distantes e as crianças ainda são pequenas, elas têm que percorrer longas distâncias e, para evitar esse difícil deslocamento, o atendimento se dá nas casas das crianças.