Social

Estado promove evento em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

O Governo do Estado, por meio da Diretoria de Políticas de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM), realizou na manhã desta segunda-feira, 23, evento em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. O evento foi realizado na Escola Centro de Atendimento Educacional Especializada Dom Bosco.

O evento foi sediado na Escola Centro de Atendimento Educacional Especializada Dom Bosco Foto: Neto Lucena/Secom

Em 21 de setembro é o Dia de Luta da Pessoa com Deficiência, o objetivo da organização é a interação entre os órgãos que ofertam serviços e atendimentos e usuários. Assessoria jurídica, testes rápidos, atendimento ambulatorial, orientação de exercícios fonoaudiólogos, orientação para acesso ao Registro Civil de Nascimento, dentre outros serviços foram oferecidos ao longo do dia na Escola Bom Bosco.

Lucilene Gomes, é mãe de Paulo Emanuel, de dois anos, que têm toxoplasmose congênita e hidrocefalia Foto: Neto Lucena/Secom

Lucilene Gomes é mãe de Paulo Emanuel, 2. A criança tem toxoplasmose congênita e hidrocefalia. A mãe contraiu a doença durante a gravidez. A descoberta ocorreu aos oito meses de gravidez, impedindo o tratamento. Com dois meses de vida ele fez uma cirurgia e colocou uma válvula na cabeça. A rotina de tratamento passa por diversos endereços. Na Fundação Hospitalar (Fundhacre) com o neurologista, no Centro de Saúde Barral y Barral passa em consulta com o pediatra e no Dom Bosco são realizadas a terapia e estimulações precoce e sensorial.

Após descrever a rotina de tratamento de Paulo Emanuel, ela pontua a importância do atendimento humanizado. “Para mim, como mãe, o mais importante é ver o meu filho andar, fazer a estimulação dele para tentar melhorar a saúde. E o que eles fazem aqui, só de chegar e ser bem recebido, receber com carinho, já é uma grande coisa para gente, dá força e ajuda a gente a caminhar, porque não é fácil a gente criar uma criança desse jeito, não é fácil mesmo”, avalia.

Diversos serviços foram oferecidos ao longo do dia na Escola Bom Bosco Foto: Neto Lucena/Secom

A secretária de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM), Claire Cameli, disse que a política é para atender a todas as áreas sociais. “A nossa diretoria de Direitos Humanos está de portas abertas para que a gente possa fazer um trabalho juntamente com todos os parceiros, com todos os poderes. Não estamos aqui para comemorar, mas para fortalecer esse trabalho”.

A secretaria Claire Cameli, prosseguiu sua fala agradecendo aos membros das equipes presentes. “Eu quero parabenizar a equipe do Dom Bosco, que tem feito um trabalho de excelência, conseguiu dar uma nova visão do que é ser um atendimento prioritário para pessoas que precisam de atendimento especial, muito obrigada. Quero agradecer à Shirley que está dentro da educação especial e que tem mostrado um papel de excelência de atendimento às mães que necessitam de acompanhamento, orientação, e é esse o nosso papel. Vocês têm direito de cobrar” concluiu a secretária.

A banda da Polícia Militar teve uma participação especial no evento Foto: Neto Lucena/Secom