Estado participa de seminário da Unale para debater políticas públicas

O Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM), participou do evento da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), que promove neste semestre um ciclo de seminários por todo o país para debater políticas públicas. Será apresentado ao Governo Federal o Plano Nacional de Combate ao Suicídio, Auto-Mutilação e Violência contra a mulher.

Nesta sexta, 20, a Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) promoveu o 4º Seminário Regional de Promoção e Defesa da Cidadania, no Palácio Tiradentes. O presidente da Alerj, deputado Ceciliano (PT), destacou a relevância do debate: “É uma honra para a casa sediar um evento desse porte, que vai discutir temas de grande importância”.

Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) promoveu o 4º Seminário Regional de Promoção e Defesa da Cidadania, no Palácio Tiradentes Foto: Cedida

Os Grupos de Trabalhos (GTs) se dividirão em três para realizar os debates de assuntos referentes ao seminário. Após isso, farão a formulação de um protocolo de ideias sobre o que foi acordado e debatido nas discussões, e esse documento será apresentado ao final do evento.

A diretora de Políticas para as Mulheres do Acre, Isnailda Gondim, também comentou: “Estamos fechando o ciclo de apresentações nos seminários Da Unale, apresentando o trabalho que a SEASDHM por meio da Diretoria de Políticas Públicas para Mulheres vem desenvolvendo em conjunto com o Tribunal de Justiça, Polícia Militar, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, Secretaria de Justiça e Segurança Publica”.

“Juntos eles vêm executando, no que pertine ao combate e enfrentamento à violência contra a mulher. Nosso Principal objetivo é fortalecer a Rede de Proteção, evitar o feminicídio, coibir o agressor e com isso estaremos salvando vidas”, concluiu.

diretora de Políticas para as Mulheres do Acre, Isnailda Gondim Foto: Cedida

Botão da Vida

A todo instante, técnicos trabalham para desenvolver diferentes tipos de aplicativos. E eles fazem isso por dois objetivos principais: produzir um aplicativo que agrade ao público e com isso gerar lucro. Mas o Botão da vida foi desenvolvido para outro propósito – o de salvar a vida de mulheres.

Como funciona?

Inicialmente é necessário que as mulheres se direcionem ao Judiciário, por meio da Vara de Proteção à Mulher ou Vara de Violência Doméstica e Familiar e cadastrar a medida protetiva. Dessa forma, quando acionarem o Botão da Vida, uma equipe especializada receberá fotos e dados da vítima e do agressor, e poderá se deslocar até o lugar da ocorrência.

O aplicativo já está disponível para download no sistema Android na Play Store e a equipe já está trabalhando para estender ao IOS na Apple Store. Inicialmente está funcionando somente no estado do Acre. Entretanto, pode futuramente fazer parte do Plano Nacional de Combate à Violência contra a Mulher e se estender a todo o país.

Os próximos seminários acontecerão na região Nordeste no dia 30 de outubro. Depois haverá a Conferência Nacional em Salvador entre os dias 20 a 22 de novembro, onde as propostas serão apresentadas à Fundação Getúlio Vargas (FGV) que irá confeccionar um Plano nacional de Políticas Públicas nas temáticas abordadas a serem entregues em seus respectivos ministérios.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter