Depasa

Estado já realizou mais de mil atendimentos de manutenção em rede de esgoto em 2020

O sistema de esgotamento sanitário de Rio Branco é formado por estruturas e instalações complexas, que incluem quatro estações de tratamento tamanho padrão (duas em pleno funcionamento e duas em construção), mais de 40 estações compactas estruturadas para atender principalmente conjuntos habitacionais, e fossas filtro, que coletam esgotos de bairros como Mocinha Magalhães, Calafate, Jequitibá, além dos sistemas interligados de distribuição de água ou coleta de esgoto.

As manutenções preventivas e corretivas mobilizam, diariamente, mais de 100 pessoas, entre gestores, técnicos, operadores de estações, encanadores, eletricistas, motoristas e serviços gerais. Mensalmente, as equipes realizam 200 atendimentos, em média. De janeiro a agosto de 2020 foram executadas mais de mil ordens de serviço de manutenção da rede coletora de esgoto de Rio Branco.

Serviço de manutenção de esgoto já realizou mais de mil atendimentos Foto Assessoria Depasa

O trabalho inclui desobstrução da rede e caixas de coleta, além da recuperação de trechos danificados. Para a execução dos serviços, as equipes contam com caminhões tatuzão, caçambas, retroescavadeiras, ferramentas, além  equipamentos de proteção individual (EPI’s).

“A estrutura é mobilizada conforme a complexidade da intervenção necessária”, explica Antônio Eduardo, coordenador da Divisão do Sistema de Esgotamento Sanitário do Depasa.

A Divisão responsável pela manutenção da rede de esgoto da capital trabalha com programação diária, atendendo também demandas urgentes solicitadas pelos usuários. Para melhor otimização de recursos, a estratégia é trabalhar de forma regionalizada. “Com boa logística e a força dos recursos humanos, a gente supera as dificuldades que ainda existem”, pontua o diretor de Operações, Luiz Anute.

Uso adequado da rede de coleta

Além dos investimentos, toda dedicação do pessoal do Depasa e da logística adequada, a manutenção da rede coletora de esgoto conta sempre com a colaboração dos usuários em fazer bom uso da rede implantada.

Ainda com frequência, ligações irregulares e ações de vândalos prejudicam as estruturas e instalações, sobrecarregam as equipes de manutenção e causam transtornos à população. Situações que o governo, por meio do Depasa, vem combatendo com ações educativas para informar à população como identificar e usar a rede de esgoto.

“Com frequência, pessoas confundem rede de drenagem da água da chuva com rede de esgoto, e ali deixam entrar resíduos que acabam por entupir a rede. O excesso de gordura acumulada nas caixas de coleta também causa obstrução que impede a passagem do esgoto. Essa é uma situação que todos os dias trabalhamos para evitar”, lembra Luiz Anute.