Estado firma parceria com Prefeitura de Plácido de Castro para conciliar ações de agronegócio com Meio Ambiente

Sema tem meta de implementar o Programa de Regularização Ambiental (PRA) em mais de cem hectares no Acre, somente em 2021

O potencial do agronegócio no Acre, de acordo com o Zoneamento Ecológico-Econômico (ZEE-AC), está ligado diretamente à produção familiar, com a utilização de áreas que já se encontram abertas. Esse levantamento vem sendo feito pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e nesta quarta-feira, 6, o prefeito de Plácido de Castro, Camilo da Silva, foi até o Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), em Rio Branco, para firmar parceria com o Estado.

Os técnicos do Escritório de Gestão do Cadastro Ambiental Rural (CAR) e do PRA apresentaram as áreas agricultáveis da região e também falaram sobre as espécies que podem melhor se desenvolver no município. Para 2021, a meta da Sema é implementar o PRA em mais de cem hectares no Acre.

Estado e Prefeitura de Plácido de Castro firmam parceria durante reunião no Cigma. Foto: Cedida

A deputada federal Vanda Milani e o secretário de Agricultura de Plácido de Castro, Adevilson Queiroz, também participaram do encontro técnico. O secretário de Estado de Meio Ambiente, Israel Milani, disse que o Cigma está de portas abertas para que as prefeituras possam alinhar as políticas de Agronegócio e Meio Ambiente.

“As ações da pasta ambiental estão aproximando cada vez mais o produtor rural da regularização. Estamos oferecendo todas as ferramentas necessárias para que as famílias do Acre possam se desenvolver. Estamos facilitando o acesso ao CAR, ao PRA, revisando o ZEE e em breve vamos lançar os centros integrados de meio ambiente em todas as regionais, levando para próximo de quem mais precisa a oferta dos serviços ambientais”, disse Israel Milani.

Os técnicos do Escritório de Gestão do CAR e do PRA apresentaram as áreas agricultáveis da região de Plácido de Castro. Foto: Cedida

Durante a reunião, ficou estabelecida a assinatura de um termo de cooperação técnica (TCT) entre a prefeitura e a Sema, para capacitar técnicos do município para análise dos dados do CAR. Nessa parceria também ficou garantido o apoio da prefeitura para a implementação do PRA na região de Plácido de Castro.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter