cidadania

Estado entrega documentos a família em vulnerabilidade social

Na manhã desta terça-feira, 7, o governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres (SEASDHM), realizou a entrega de 13 certidões de nascimento para uma família em vulnerabilidade social, em Rio Branco.

Uma das etapas do acolhimento com a família vulnerável foi a de retirada de documentos. Foto: Franklin Costa/SEASDHM

A família, proveniente de Tarauacá, vem sendo acompanhada pelo Estado após perder sua residência em um incêndio. E por meio da SEASDHM tiveram suas necessidades básicas supridas, com a doação de mantimentos, colchões, kits de higiene, fraldas, roupas e calçados.

A psicóloga e chefe da Divisão do Centro de Referência em Direitos Humanos, Luzivera Batista, conta sobre o acolhimento às vítimas: “Esse núcleo familiar estava abalado emocionalmente e se sentindo invisível, após terem seus direitos violados. Mas a partir de hoje, com a intervenção do nosso trabalho, essa família voltou a ter visibilidade na sociedade, com a sua documentação regularizada”.

A certidão de nascimento é o primeiro e o mais importante documento do cidadão. Com ele, a pessoa existe de maneira oficial para o Estado e para a sociedade. Foto: Franklin Costa/SEASDHM

Após o acolhimento com assistentes sociais e acompanhamento psicológico, a família foi direcionada para a Divisão de Promoção do Registro Civil e Documentação da Diretoria de Direitos Humanos, onde puderam solicitar a segunda via de seus documentos perdidos. Na entrega, as servidoras do Estado, deram direcionamentos sobre a importância do documento e cuidados a serem tomados para a conservação das certidões.

A titular da pasta, Ana Paula Lima, valorizou o acolhimento e falou sobre a importância de manter seus documentos regularizados: “A certidão de nascimento é essencial para a retirada dos demais documentos. Com ela nos fazemos participativos na nossa sociedade, principalmente para a matrícula das crianças na escola e o acesso a benefícios sociais”.

Na ocasião, foi explicada a importância do documento e possíveis cuidados que devem ser tomados para a sua conservação. Foto: Franklin Costa/SEASDHM

Qualquer pessoa que busque a retirada de uma segunda via de certidão de nascimento, casamento, óbito ou certidão negativa de nascimento (que formaliza o “nada consta” no cartório indicado) pode se direcionar para o setor de Direitos Humanos da SEASDHM e realizar o pedido gratuitamente. A sede da secretaria está localizada na Avenida Nações Unidas, 2731, no bairro Estação Experimental, em Rio Branco.