novo ensino médio

Estado e Senac discutem parceria para oferta de cursos profissionalizantes a estudantes da rede pública estadual

Os representantes da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) se reuniram nesta terça, 18, para dialogar sobre uma parceria entre as duas instituições que visa a oferta de cursos profissionalizantes a estudantes da rede estadual.

Representantes da SEE e Senac. Foto: Mardilson Gomes

A proposta inicial dispõe de 13 cursos que atenderão estudantes no eixo profissionalizante do novo ensino médio em 10 municípios acreanos no ano letivo de 2023. O secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho, explica que esse é um diálogo que está no começo. 

“O Senac, assim como os demais parceiros que já contribuem com a educação do estado, são fundamentais para o processo de formação dos nossos alunos”, destaca Carvalho. 

O diretor de Educação Profissional do Senac, Abrão Maia, ressalta que a proposta do eixo profissionalizante no novo ensino vem ao encontro de tudo o que a instituição já pratica há muitos anos.

“Estamos aqui nos colocando à disposição da Secretaria para auxiliar no processo de construção dessa oferta e implementação do novo ensino médio”, pontua o diretor.

Assim como os demais estados brasileiros, o Acre está em seu primeiro ano de implementação do novo ensino médio. Atualmente, a educação pública estadual conta com a colaboração do Instituto de Educação Profissional e Tecnológica (Ieptec) Dom Moacyr, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senac) para a promoção de cursos para os alunos que optam pela formação técnica profissional.