Aproximação

Estado e cooperativas de Cruzeiro do Sul discutem problemas e soluções na área de gestão e crédito

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e a Secretaria de Produção e Agronegócio (Sepa), se reuniu na manhã desta quarta-feira, 29, com diversos representantes de cooperativas de Cruzeiro do Sul para discutir problemas e, juntos, encontrar soluções principalmente na área de gestão e crédito.

Governo, cooperativas de produção e de crédito tem se unido para melhorar processos de gestão Foto: Samuel Bryan/Secom

O encontro também contou com a presença dos representantes da Organização das Cooperativas Brasileiras no Estado do Acre (OCB/AC), que tem realizado uma parceria junto ao governo para encontrar novos modelos de atuação entre as cooperativas que estejam interessadas em reformular e modernizar seus processos de trabalho.

Segundo o secretário de Indústria, Ciência e Tecnologia, Anderson Abreu, estes encontros são uma maneira de mostrar ao líderes de cooperativas que o Governo do Estado está disposto a realizar um trabalho conjunto de assistência, com apoio técnico, jurídico e de consultoria.

“A ideia é conversar com essas pessoas, entender as demandas, os pleitos deles e trazer a oportunidade das cooperativas de crédito para que o empreendedor consiga desenvolver, gerar emprego, a partir dessa oportunidade de recursos financeiros. É necessária a qualificação e, trabalhando juntos, com certeza vamos alcançar um resultado maior para todos”, conta Abreu.

Todos envolvidos

O presidente da OCB/AC, Valdomiro Rocha, lembrou que este é o segundo encontro com cooperativas de Cruzeiro do Sul, num processo que busca principalmente a regularização legal para o acesso a políticas públicas e mudanças de foco na disponibilidade de recursos para desenvolvimento de projetos fora da arrecadação estadual, como as cooperativas de crédito.

Encontro serviu principalmente para ouvir demandas e problemas dos representantes de cooperativas da região em busca de soluções Foto: Samuel Bryan/Secom

“Temos uma série de programas que chamamos de Profissionalização da Gestão das Cooperativas, para que elas cuidem da regularização contábil, de documentos, estatutos e melhorar a maneira que elas são geridas. Mas antes de tudo estamos ouvindo as demandas do setor cooperativista daqui”, destaca Rocha.

Com cooperativas tanto urbanas quanto rurais presente, durante o encontro foi utilizado o modelo focal, de deixar os participantes falarem e serem bem ouvidos para conseguir direcionar soluções de questionamentos.

Entre os presentes se encontra o senhor José de Souza, aposentado pela Emater, produtor rural e fundador de uma cooperativa com 196 produtores de atividades mistas, ele reforça a necessidade de uma união urgente entre produtores, governo e iniciativa privada pelo sucesso do setor produtivo.

“Temos que sair dessa miséria de sermos meros consumidores de produtos que vêm de fora e realmente exercer nossa função e produzir, mas tendo condições para isso. O governo tem que se voltar para estimular essa produção. Temos recursos naturais abundantes, gente querendo trabalhar e necessidade de capital, que podemos conseguir através das cooperativas de crédito”, conta.