Estado discute o enfrentamento ao tráfico de pessoas e o atendimento ao migrante

Com o intuito de discutir o enfrentamento ao tráfico de pessoas e o atendimento ao migrante, o Governo do Estado do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM), participa até esta quinta-feira, 15, em Brasília, da 14ª Reunião Técnica do Núcleo de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP) e Postos Avançados de Atendimento Humanizado ao Migrante (PAAHM), promovido pela Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça (SNJ/MJ). O evento teve início na quarta-feira, 14.

O evento tem por objetivo fortalecer a cooperação entre a Coordenação de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas e a Rede de Núcleos e Postos e intercambiar experiências e informações dentro da própria Rede de Núcleos e Postos, contando com a participação dos representantes de NETP e PAAHM.

Reuniões técnicas também contam com momentos específicos de participação de representantes de órgãos federais, sociedade civil organizada e pesquisadores sobre as temáticas envolvidas. Foto: Cedida

Para Andréia Maria de Oliveira Farias, chefe da Divisão de Articulação da Rede e Gestão do Conselho Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Conatrap), do Ministério da Justiça, o evento é de grande relevância para alinhar conhecimentos e trocar boas práticas.

“Nesta reunião podemos falar das ações de sucesso dos Estados e também ter conhecimento dos correlatos com temáticas de tráfico de pessoas”, destacou Andréia Maria.

“O papel é incentivar o intercâmbio de experiências, informações, boas práticas, análise conjunta de desafios, dentro da própria Rede de NETP e PAAHM, e em diálogo permanente com a Secretaria Nacional de Justiça, a fim de articular ações integradas em todos os níveis de governo, a fim de fazer frente aos desafios desse fenômeno transnacional que é o tráfico de pessoas”, completou a chefe da Divisão de Articulação da Rede e Gestão do Conselho Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (Conatrap), Andréia Maria de Oliveira Farias.

As reuniões técnicas também contam com momentos específicos de participação de representantes de órgãos federais, sociedade civil organizada e pesquisadores sobre as temáticas envolvidas, com o intuito de se estreitar relações institucionais e promover capacitações sobre temas especializados junto a Rede de NETP e PAAHM.

“É um momento de integração e de experiência, já que, precisamos reestruturar nosso núcleo, em parceria com outras instituições do nosso Estado”, ressaltou Maria da Luz, coordenadora do Departamento de Direitos Humanos da SEASDHM. Foto: Cedida

A coordenadora do departamento de Direitos Humanos, Maria da Luz, representando o Estado do Acre e a SEASDHM, salientou que esse é um momento de experiências com outros Estados e a cada mesa de debate é um novo conhecimento.

“É um momento de integração e de experiência, já que precisamos reestruturar nosso núcleo, em parceria com outras instituições do nosso Estado. Todo o debate aqui tem sido salutar para adaptarmos boas práticas em conjunto com nossas experiências, já que também trabalhamos com imigrações. E todas as temáticas que já desenvolvemos se correlacionam com o tráfico de pessoas”, explicou Maria da Luz.