Monitoramento

Estado cria grupo de trabalho para monitorar impactos sociais da Covid-19

O Governo do Acre, atento à problemática em torno da pandemia, não tem medido esforços para buscar alternativas que possam minimizar os impactos sociais e econômicos. Nesse sentido, estabeleceu a criação de um grupo de trabalho para monitoramento, estudos e sugestões sobre os impactos sociais da Covid-19.

Através do Decreto nº5.554 de 24 de março de 2020 ficou estabelecida a criação do grupo de trabalho, proposto pelo Gabinete da Primeira-Dama em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), composto por representantes das seguintes secretarias: Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres (SEASDHM); Secretaria de Estado da Casa Civil;  Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre); Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte (SEE); Secretaria de Estado de Produção e Agronegócio (Sepa), Procuradoria Geral do Estado (PGE), Associação dos Municípios do Acre (Amac), Agência Brasileira de Inteligência (Abin).

O objetivo do grupo é acompanhar e realizar estudos acerca dos impactos sociais, monitorar e estabelecer estratégias para amenizar danos decorrentes da atual situação. O grupo ainda tem por atribuição garantir que as decisões tomadas ocorram de modo assertivo e que o resultado possa ser alcançado pela população, sobretudo, pelos mais vulneráveis.

Secretária de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para Mulheres, Claire Cameli Foto: Cedida

A SEASDHM reunirá todos os atos relacionados à Covid-19 no âmbito federal, estadual e municipal, além de realizar o cruzamento do cadastro de matrícula no Bolsa Família. “A Secretaria irá manter contato com os municípios para realizar o levantamento da quantidade de pessoas em situação de rua, ainda, a apresentação de proposta para doação de kits de higiene e saúde”, complementou a secretária de Estado, Claire Cameli.

Quanto aos migrantes, será realizado um levantamento da quantidade de pessoas que se encontram de passagem ou que estão residindo no estado e necessitam de auxílio. No apoio aos idosos será feito um relatório atual da situação das redes de apoio aos municípios.

A dinâmica de trabalho ocorrerá a cada dois dias com reuniões e encaminhamentos ao comitê da Covid-19 – Acre.