Infraestrutura

Estado colabora para a realização do Programa Luz para Todos

O Governo do Estado do Acre, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre) está atuando no embarque de 600 postes que saem do porto de Cruzeiro do Sul com destino a Marechal Thaumaturgo e Porto Walter.

De acordo com Marcos Sales, gestor do Deracre em Cruzeiro do Sul, os postes pertencem ao Programa Luz Para Todos, do governo federal, e foram adquiridos junto a um comerciante do município, deixando de impostos  aos cofres do Estado uma quantia de R$ 135 mil.

O Governo do Estado do Acre, por meio do Deracre, está atuando no embarque de 600 postes Fotos: Cedidas

Ainda de acordo com Sales, para que o embarque dos postes pudesse ser realizado, foram necessárias máquinas para trabalhar. “É um trabalho muito difícil. Para que o material seja colocado sobre uma balsa, um caminhão deve descer aos poucos, amarrado com um cabo de aço a uma escavadeira hidráulica. Do contrário, o caminhão pode cair dentro do rio e os postes, juntamente com o veículo, podem se perder”, explica o gestor.

Marcos Sales lembrou que ao descobrir as péssimas condições da rampa, ele solicitou ao Deracre que enviasse um engenheiro para elaborar um laudo sobre a situação, e a perícia confirmou suas suspeitas: “A rampa não tem a menor condição de suportar qualquer movimento sobre ela e a interdição foi a solução encontrada para evitar acidentes e problemas, com consequências”.

Sobre o conserto do porto para que seja viabilizado o embarque dos postos, Sales afirmou que “está acontecendo em regime de parceria na qual o Estado entra com o equipamento e a iniciativa privada com o óleo diesel. Assim, o material vai aos poucos sendo embarcado com  sucesso”.

Sobre o Luz para Todos

O Programa Luz para Todos é um conjunto de medidas públicas do Brasil, que visa levar eletrificação à áreas remotas e com tarifas subsidiadas pelo governo federal, governos estaduais e distribuidoras. Criado pela decreto 4873/2003, é uma reformulação do Programa Luz no Campo.