SEASDHM

Estado busca incluir povos indígenas em programas e serviços assistenciais

Com o objetivo de integrar os povos indígenas ao Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho (Acessuas Trabalho), a coordenação estadual do programa e a Secretaria de Estado de Assistência Social, dos Direitos Humanos e de Políticas para as Mulheres (SEASDHM) realizaram reuniões entre os dias 20 e 22 de agosto, com os dirigentes da Secretaria Municipal de Assistência Social de Cruzeiro do Sul.

O município de Cruzeiro do Sul é rico em cultura indígena e tem em sua jurisdição territorial diversas etnias, entre elas o povo marubo, oriundo de Atalaia do Norte, Amazonas. Vários problemas sociais e de saúde foram identificados nessas etnias.

A equipe da SEASDHM explicou a necessidade da inclusão dos povos indígenas nos programas e serviços socioassistenciais, por ser um público prioritário para atendimento e como forma de enfrentamento de situações de vulnerabilidade vivenciadas. A proposta foi recebida pela equipe municipal e aclamada.

A técnica de referência para assuntos indígenas, Andreia Guedes, destacou a importância dessa inclusão. “É necessário que a gestão municipal estabeleça ações inclusivas para os povos indígenas da região, uma vez que boa parte desses encontram-se em situação de vulnerabilidade social e pessoal.”

Foto: Cedida

Buscando fortalecer ainda mais inclusão a equipe da SEASDHM, realizou reunião com o coordenador da Fundação Nacional do Índio – FUNAI do Alto Juruá,  Luiz Nukini. A atividade buscou fortalecer a política de assistência social junto aos povos indígenas e possibilitar o desenvolvimento de ações integradas entre as duas instituições e a secretaria municipal de assistência social.

ACESSUAS TRABALHO

O programa Acessuas Trabalho busca a autonomia das famílias usuárias da Política de Assistência Social, por meio da integração ao mundo do trabalho. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações de articulação de políticas públicas e de mobilização. Ao todo são 9 municípios participantes do Programa no Estado do Acre.