Estado alinha ações para retomada segura das atividades presenciais nas escolas públicas

O governo do Estado do Acre, por meio do Comitê de Acompanhamento Especial da Covid-19, realizou na manhã desta quinta-feira, 3, por meio de videoconferência com a Vigilância Sanitária Estadual e Secretaria de Educação do Estado (SEE), o alinhamento das ações para a retomada das atividades presenciais. Ainda, divulgou a capacitação a ser realizada com os gestores das escolas públicas sobre os protocolos sanitários de prevenção à Covid-19 a serem seguidos.

A videoconferência contou com a participação de membros do Comitê Especial de Acompanhamento da Covid-19, gestores de escolas públicas e membros da imprensa.  Foto: Junior Aguiar/Sesacre

O material será disponibilizado para as escolas públicas, e, as unidades de ensino da rede privada e federal que tiverem interesse também podem ter acesso, a partir da segunda-feira, 7, por meio do link: educ.see.ac.gov.br.

O retorno das atividades presenciais da Educação foi autorizado por meio do decreto nº 7.225, publicado no Diário Oficial do Acre no dia 6 de novembro de 2020. De acordo com a diretora de Ensino da SEE, Denise dos Santos, a retomada está prevista para 2021. “Esse planejamento  é para que possamos retomar as aulas em março. Este ano não teremos o retorno das atividades presenciais e esse tempo será utilizado para orientação e capacitação dos servidores da Educação”, relatou.

Para isso, Vigilância e Educação do Estado e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) estão criando um comitê dentro de cada unidade e regional da Educação para que possa haver fiscalização do cumprimento dos protocolos sanitários.

“A Secretaria de Educação está disponibilizando material em plataforma para que os servidores possam acompanhar as orientações por meio de textos e vídeos explicativos”, explicou Denise dos Santos.

Retorno das aulas presenciais está previsto para 2021 Foto: Cedida

Sobre a criação dos comitês, a coordenadora do Grupo de Apoio ao Pacto Acre sem Covid, Karolina Sabino, relata que faz parte de toda uma logística de organização para quando ocorrer a retomada. “Precisamos ter a clareza de como se comporta a escola, que deve estar em contato constante com a Vigilância, para que tudo ocorra de forma segura”, enfatiza.

O secretário de Estado de Saúde do Acre, Alysson Bestene, salienta o papel fundamental da Educação para a disseminação de informações: “Estamos tomando todas as medidas e elaborando os protocolos necessários para garantir a retomada segura e gradual das aulas, orientando os gestores a como se adequarem à nova realidade”.

Além das aulas presenciais, que serão retomadas de forma gradativa, priorizando aqueles alunos que necessitam estar em sala presencialmente, no caso dos alunos do 3º ano do ensino médio que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o ensino remoto, que são as videoaulas, deve continuar. Também, a gestão da escola junto com os pais é que decidirão o retorno, de forma acertada entre as partes.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter