Entregas

Estado adquire materiais de uso contínuo e cadeirante grava vídeo em agradecimento

O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), vem trabalhando continuamente na implementação da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência. O objetivo é ampliar o acesso, seja em casos de deficiência temporária ou permanente, regressiva ou estável, intermitente ou contínua, além de qualificar o atendimento dentro do Sistema Único de Saúde (SUS).

Cadeiras de roda foram adquiridas pelo Estado para doação às pessoas com deficiência física Foto: Odair Leal/Secom

Neste sentido, a partir de uma solicitação feita pelo Centro de Apoio à Pessoas com Deficiência Física do Acre (Capedac), a pasta adquiriu materiais de uso contínuo (sonda vesical de alívio), e colocou a disposição dos usuários no almoxarifado da Policlínica do Tucumã, em Rio Branco.

Segundo a coordenadora Estadual da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, Domisy Vieira, a aquisição desses materiais foram realizadas buscando o diálogo com os cadeirantes, como forma de atender a necessidade apontadas por eles, na quantidade e frequência necessária.

Ação de entrega das cadeiras irá a inclusão social dos cadeirantes. Foto: Odair Leal/Secom

Mazinho Silva, é deficiente físico, cadeirante, membro da Capedac e morador de Rio Branco. Ele usou as redes sociais para gravar um vídeo e agradecer ao governo do estado, por atender a solicitação feita pelo Centro de Apoio.

“Estive no almoxarifado essa semana e constatei que estavam disponíveis sondas e sacos coletores que há muito tempo deixaram de ser disponibilizadas. Parabenizo a Sesacre que colocou a equipe a nossa disposição e nos ouviu, nos deu esse apoio. Quem tem cadastro, vai lá no almoxarifado do Tucumã e pegue gratuitamente seu material”, disse Mazinho no vídeo.

Entrega de cadeiras de rodas

No próximo dia 4 de março a pasta também irá fazer a entrega de 563 cadeiras de rodas à usuários com deficiência física de todo o estado. A ação será a maior já realizada pelo governo do Acre e visa promover a inclusão social dos cadeirantes.

No total, foram adquiridas 400 cadeiras de banho de uso adulto e pediátrico por meio de um projeto financiado pelo Banco Mundial e outras 163 cadeiras, sendo 46 de banho, 23 para tetraplegico, 44 monobloco e 50 cadeiras reclináveis infantis com o uso de recursos próprios. O valor do investimento chega a mais de R$ 1 milhão.

Valor do investimento chega a mais de R$ 1 milhão. Foto: Odair Leal/Secom

“Promover a acessibilidade da pessoa com deficiência, bem como os meios de locomoção adequados melhoram a qualidade de vida dessas pessoas, permitindo a integração social, minimizando a dependência à terceiros, ampliando suas potencialidades laborativas e corroborando com a realização de suas atividades diárias. A entrega acontecerá em frente ao Palácio de Rio Branco, no próximo dia 4 de março, às 8h”, destacou a coordenadora Estadual da Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência.