ETE São Francisco

Estação de Tratamento de Esgoto recebe visita de estudantes de Engenharia

O governo do Estado do Acre, por meio do Departamento Estadual de Água e Saneamento do Acre (Depasa) recebeu nesta sexta-feira, 5, estudantes do curso de Engenharia Civil da Estácio Unimeta para visita técnica à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE São Francisco).

Com capacidade para tratar até 250 l/s, a ETE São Francisco é a maior unidade de tratamento de esgoto do estado. Durante a visita à unidade operacional do Depasa, os estudantes puderam ver de perto como ocorre o processo de tratamento dos efluentes.

Estudantes de Engenharia Civil visitam ETE São Francisco (Foto: Clemerson Ribeiro/Depasa)

“Primeiro é feito o pré-tratamento, onde é retirada toda a parte mais grosseira, sólida, na sequência ocorre o processo que utiliza Reator Anaeróbio de Fluxo Ascendente (Rafa), que é o tratamento com bactérias, depois é realizado o processo de introdução de oxigênio, que é a aeração, e mais à frente é feita a decantação dos resíduos, concluindo com a cloração, quando, já tratado, o esgoto retorna ao manancial”, explicou o coordenador da ETE São Francisco, Josefran Nascimento.”

Para Otávio Costa, estudante do 8º período de Engenharia, a atividade ajudou a esclarecer dúvidas. “Essa foi a primeira visita após as aulas teóricas. É interessante ver na prática o que a gente já conheceu na teoria, ver como ocorrem os processos, e dessa forma esclarecer dúvidas, que muitas vezes só com a teoria não dá pra tirar, disse.

O professor Júlio Matos destacou a importância da atividade prática para o aprendizado dos alunos. “É primordial, especialmente nesse momento de pandemia, quando o aluno recebe em sala de aula ou online os conceitos do gerenciamento, do tratamento de esgoto. Quando aqui chega o aluno faz unificação entre a prática e a teoria, o que potencializa o processo de ensino-aprendizagem”, enfatizou.