Infraestrutura urbana

Estação de Tratamento de Água de Sena Madureira é inaugurada e distribuição aumenta em mais de 50%

A solenidade de inauguração da segunda etapa das obras de ampliação da Estação de Tratamento de Água (ETA) de Sena Madureira marca um momento importante para o município. A partir de agora todos os bairros serão abastecidos durante 12 horas com apenas duas manobras de distribuição, o que irá garantir o envio do produto de 12 em 12 horas para as casas. A meta é até o fim do ano servir todo o município com água durante 24 horas por dia.

O governador Gladson Cameli, que inicialmente iria para o evento, sentiu-se mal na quinta-feira e cancelou toda a agenda. O secretário de Infraestrutura Tiago Caetano, uma das autoridades que representou Cameli na inauguração, disse que a preocupação do governador é melhorar a saúde da população, melhorar o saneamento e continuar na meta de concluir obras inacabadas.

“O nosso governador está totalmente empenhado em resolver os problemas de Sena Madureira. Além dessa, muitas obras virão para Sena Madureira, como a ponte que liga a cidade ao Segundo Distrito”, diz Caetano. Com a conclusão da ETA, o tratamento de água aumentou em mais de 30%, a distribuição em 50% e cerca de 90% da cidade receberá água 12 horas por dia em cada bairro.

Solenidade marca o início das operações da Estação de Tratamento de Água de Sena Madureira (Foto: Cedida)

Iniciada em 2015, as obras da ETA foram realizadas com emenda parlamentar do deputado federal Alan Rick (DEM), que colocou R$ 5 milhões para a Funasa. “Esta é uma obra importantíssima.  Isso também graças ao empenho do deputado Alan Rick e pelo empenho do governador Gladson. Isso vai virar rotina no município. O governador tem compromisso com Sena. A população vai ganhar muito com esse governo”, avalia o deputado Gehlen Diniz.

A Estação de Tratamento de Água de Sena Madureira passou por reforma e ampliação da casa de química, teve toda a rede elétrica ampliada, construção da copa e vestiário, com implantação da subestação de energia de 150 kva e instalação de duas bombas de 60 cv para a distribuição de água. A partir de agora a ETA terá capacidade de distribuir 140 litros de água por segundo.

Capacidade de distribuição de água está sendo ampliada em mais de 50% (Foto: cedida)

O diretor-presidente do Depasa, Josenil Chaves, reiteira o esforço do governo em ajudar Sena Madureira e que a meta agora é lutar pela interligação das redes, além do trabalho de conscientização para reduzir o desperdício de água em todos os municípios do estado, índice que atualmente chega a 60%.

Ex-prefeito de Sena Madureira e atual diretor do Hospital João Câncio, Jairo Cassiano (DEM), representante de Alan Rick na cerimônia, disse que a obra vai beneficiar as pessoas que mais precisam. Já o vereador Josandro Cavalcante (PSDB) de Sena Madureira destaca que é importante para o município saber que o governo está preocupado em fazer essa ampliação da capacidade de abastecimento, pois a população da cidade sofreu já há muito tempo e vem lutando para ter essa melhoria.