Espetáculo teatral “Federico Garcia Lorca: Pequeno Poema Infinito” estreia neste fim de semana

Peça premiada revela as marcantes experiências de Garcia Lorca como artista e cidadão de Granada

lorca.jpg

José Mauro Brant interpreta o protagonista da história (Foto: Divulgação)

Indicado para o prêmio Shell 2007 na categoria melhor ator, saudado pela crítica do jornal "O Globo" como "A surpresa da temporada teatral", reunindo elogios em todos os jornais, até no "El Pais" da Espanha; o Governo do Estado, através da Fundação de Cultura Elias Mansour, apresenta o espetáculo teatral "Federico Garcia Lorca: Pequeno Poema Infinito". A peça, com direção de Antonio Gilberto e dramaturgia do próprio e de José Mauro Brant, tem como personagem central o poeta e dramaturgo espanhol Federico García Lorca (1898 – 1936), interpretado por José Mauro Brant, ator e contador de histórias destacado no cenário artístico nacional.

O espetáculo foi criado a partir de uma conferência de Lorca realizada em 1933, chamada "Como Canta Uma Cidade de Novembro a Novembro", quando o poeta fala de sua terra natal, Granada. Através da descrição do movimento contínuo das estações do ano, do folclore musical, das tradições do povo e das paisagens, Lorca revela suas mais marcantes experiências como artista e cidadão granadino.

Em suas famosas conferências, Lorca encantava os salões utilizando-se de poemas e impressões sobre o folclore musical espanhol, que conhecia profundamente, cantando e executando com habilidade o piano.

O roteiro foi criado a partir de pesquisa que uniu o texto da conferência a textos inéditos do poeta, fragmentos de entrevistas, poemas e canções, traduzidos especialmente para o espetáculo pela poeta Roseana Murray. O resultado é uma dramaturgia construída exclusivamente por palavras do próprio Lorca que, transitando entre o poético e o coloquial, narra suas lembranças, vivências e motivações.

Local: Teatro Plácido de Castro – Teatrão
Data: 27 e 28 de fevereiro
Horário: 20hs
Ingressos: Inteira R$ 20,00 / Meia R$ 10,00 A venda no local do espetáculo.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest