Esforço do governo do Estado garante abastecimento do Acre em março

Cerca de 30 homens do governo do Estado realizam uma grande operação para a travessia de caminhões com mantimentos (Foto: Sérgio Vale/Secom)
Cerca de 30 homens do governo do estado realizam uma grande operação para a travessia de caminhões com mantimentos (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O Acre vive uma situação delicada com a cheia do Rio Madeira, que inundou mais de oito quilômetros da BR-364 no trecho próximo ao distrito de Jaci-Paraná (RO). A rodovia é a única ligação via terrestre do Acre com o resto do Brasil, por isso, uma situação de isolamento passou a existir para o estado, prejudicando seu abastecimento. Ainda assim, o esforço incansável do governo do Estado possibilita a continuidade no trabalho de abastecer o Acre. Só em março, por meio dessa força-tarefa, entraram no Acre 3.708 toneladas de alimentos e 1,302 milhão de litros de combustível.

foto-fab-voooCoordenada diretamente pelo governador Tião Viana, uma equipe grande de profissionais tem cuidado de toda a logística do abastecimento. São profissionais que têm se dedicado além de sua carga horária, muitos ficando longe de seus lares e famílias para manter o estado em ordem. Só na sala de situação da Defesa Civil, 40 pessoas compõem a equipe de trabalho. No aeroporto de Rio Branco, 35 alunos da Polícia Civil e Corpo de Bombeiros fazem o serviço junto à Força Aérea Brasileira (FAB) e o Exército. E trabalhando na operação da estrada em Rondônia estão mais 30 pessoas.

Pelo ar e por água

Com a situação de isolamento, o governo federal garantiu total apoio ao abastecimento do Acre, principalmente por voos fretados. Até o dia 2 de abril, foram contabilizados 135 voos da FAB e fretados, transportando 1.194,4 toneladas de alimentos perecíveis, não perecíveis, medicamentos e equipamentos hospitalares.

O sistema de balsas também foi revivido para transportar produtos perante a cheia do Rio Madeira. O gás de cozinha é o que mais tem chegado pelo sistema fluvial no Acre. Já foram quatro balsas de gás – três para Rio Branco e uma para Cruzeiro do Sul -, somando 1.720 toneladas do produto em estado líquido, que foram envazados no próprio estado. Outra balsa está se dirigindo a Rio Branco com mais 450 toneladas do produto, o que garante o abastecimento até o fim de abril.

Também chegaram 800 toneladas de asfalto a Rio Branco por balsa e outra está sendo aguardada com mais três mil toneladas de gás de cozinha.

Atravessando a fronteira

2.240 toneladas de produtos entre farinha de trigo, cimento e hortifrúti já chegaram do Peru (Foto: Arison Jardim/Secom)
Mais de 2.200 toneladas de produtos, entre farinha de trigo, cimento e hortifrúti, já chegaram do Peru (Foto: Arison Jardim/Secom)

Além dos esforços para garantir o abastecimento pelos fornecedores nacionais, o governador Tião Viana também tem olhado para além das fronteiras, mais precisamente para o Peru. Aproveitando a ligação com o Pacífico por meio da Rodovia Interoceânica, o governador tem estimulado os empresários acreanos a comprarem produtos e insumos do país vizinho, com apoio do governo federal, que tem diminuído a burocracia da importação.

Até o dia 31 de março, foi registrado o transporte de 2.240 toneladas de produtos, entre farinha de trigo, hortifrutigranjeiros e principalmente cimento. Para abril a previsão é de 3.632 toneladas de produtos nos mesmos gêneros, além de artigo de limpeza doméstica e material de construção.

abastecimento-acre-marco-thennyson-2

 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest