Escolha do livro didático se encerra no próximo domingo

Seleção é feita via internet

livro2011.jpg

Livro didático é um importante material de apoio ao processo de ensino e aprendizagem (Foto: Assessoria SEE)

Professores e equipe pedagógica das escolas públicas das séries iniciais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) têm até o próximo domingo, 04 de julho, para a escolha do livro didático, que será utilizado nas escolas de todo Estado durante três anos pelos estudantes. A seleção de dois livros para cada disciplina é feita apenas pela Internet, no endereço www.fnde.gov.br.

A novidade para este ano é a entrada na lista dos livros das disciplinas de língua estrangeira, espanhol e inglês. A coordenadora de ensino fundamental, Francisca Bezerra alerta para a importância e envolvimento do professor no processo de escolha. "É um material que irá acompanhar o professor e o aluno durante muito tempo. Se ele não participa não terá uma boa ferramenta de apoio no ensino".    

O livro didático é um importante material de apoio ao processo de ensino e aprendizagem, pois contribui, ao mesmo tempo, para o trabalho do professor e para o estudo do aluno. Embora a prática pedagógica do professor envolva diversas dimensões, como sua pesquisa constante para o aprimoramento de seu trabalho em sala de aula, um livro didático com textos adequados, ilustrações pertinentes e informações atualizadas auxilia no planejamento de ensino.

Para atender às características do ensino fundamental de 9 anos, o MEC optou por reorganizar as coleções didáticas em dois grandes grupos que se complementam: o primeiro grupo, voltado para os dois primeiros anos de escolaridade, reúne as coleções didáticas para as áreas de letramento e alfabetização linguística e  alfabetização matemática; o segundo, reúne as coleções didáticas de Língua Portuguesa e de Matemática para os 3º,4º e 5º anos e as coleções didáticas de Ciências, História e Geografia para os 2º,3º,4º e 5º anos.