Escolas rurais de Porto Acre receberão manutenção e revitalização de infraestrutura

“Antes tínhamos que andar cerca de 12 km no ramal até chegarmos no ponto onde tinha asfalto na estrada para pegar o ônibus escolar. Agora o carro busca a gente na porta de casa”. Assim contou a aluna Mayara Silva, 17 anos, estudante do 3º ano do ensino médio na Escola Jader Saraiva Machado, durante a visita do secretário de Educação, Mauro Sérgio Cruz, a três escolas de ensino rural no município de Porto Acre.

O secretário, junto com a equipe do Núcleo de Educação, visitou na terça-feira, 1°, escolas da comunidade do Projeto Tocantins, como Jader Saraiva Machado, Central do Andirá e São Raimundo Nonato, localizadas a cerca de 30 km da zona urbana do município de Porto Acre. Acompanhado da equipe de manutenção da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE), Mauro Sérgio Cruz fez questão de conversar com as equipes gestoras de cada escola para conhecer as demandas e apresentar as propostas de melhoria de ensino.

O secretário de Educação, junto com a equipe do Núcleo de Educação, visitou as escolas da comunidade do Projeto Tocantins Foto: Mardilson Gomes / SEE

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação, Cileide Souza, uma das dificuldades da educação no campo era a acessibilidade dos alunos. “O governo do Estado garantiu a aquisição de dois carros para fazer o transporte dos alunos aqui da comunidade. Além disso, com o auxílio do transporte escolar nós fizemos o remanejamento dos estudantes de três anexos escolares, devido à precariedade na estrutura física do espaço, para a escola São Raimundo Nonato”, relatou a coordenadora.

A escola rural São Raimundo Nonato também recebeu a visita da equipe. Desde a paralisação das aulas presenciais, em março, a instituição de ensino fundamental e médio vem desenvolvendo aulas a distância com os seus 366 estudantes. No entanto, por ser localizada a cerca de 30 km da cidade, a região não possui acesso à internet ou sinal de TV, com isso, o método mais eficaz utilizado pela equipe pedagógica é a distribuição de material impresso.

“Nossa escola atende alunos até da região do Amazonas. Cerca de 80% dos nossos alunos fazem o acompanhamento por meio das atividades impressas”, explica a gestora da Escola São Raimundo, Mari de Oliveira.

A escola de ensino fundamental e médio, São Raimundo Nonato vem desenvolvendo aulas a distância com os seus 366 estudantes,. Foto: Mardilson Gomes/ SEE

Ainda na ocasião, Mauro Sérgio vistoriou as condições no espaço da unidade, que foi inaugurada há mais de 27 anos. Dessa forma, assumiu o compromisso de realizar uma manutenção na infraestrutura do prédio, bem como a revitalização dos banheiros, da pintura, do forro das salas de aula e do muro externo, além da instalação de um poço de abastecimento de água, o qual era uma demanda antiga da instituição.

Outra escola visitada pela equipe da SEE foi a Central do Andirá, localizada no ramal Capixaba, 32 km da região urbana. Inaugurada há mais de 22 anos, a instituição irá receber uma revitalização completa na infraestrutura, bem como a entrega de novos computadores, ventiladores e mobílias para as salas de aula. “A equipe de profissionais da SEE irá ampliar algumas salas de aula para melhor acomodar os 80 estudantes que estão aqui matriculados”, salientou o secretário de Educação, Mauro Sérgio.

De acordo com a coordenadora do Núcleo de Educação, Cileide Souza, o governo do estado garantiu a aquisição de dois carros para fazer o transporte dos alunos aqui da comunidade. Fotos: Mardilson Gomes/ SEE

Mauro Sérgio anunciou ainda, em um diálogo com a equipe gestora durante a visita na escola Jader Saraiva Machado, localizada na região da Vila do V, a construção de uma passarela que dá acesso à quadra poliesportiva da unidade, bem como a  manutenção dos espaços que serão utilizados pelos estudantes assim que for possível o retorno das atividades presencias.

Novas Melhorias

Ao final da visita em Porto Acre o secretário fez questão de conhecer o terreno onde será construída a nova sede do núcleo de educação do município. A aquisição do novo espaço, localizado na Vila do Incra, foi possível graças a uma doação feita por meio da Companhia de Armazéns Gerais e Entreposto do Acre (Cageacre), à Secretaria de Educação. O atual prédio do núcleo funciona de forma alugada há mais de 20 anos.

No terreno que possui 3.500 m², além do novo prédio do núcleo, será construído um estacionamento para os ônibus escolares e um novo depósito para armazenamento da merenda escolar. “Esse novo espaço trará benefícios tanto para o serviço administrativo quanto para toda a comunidade escolar, com isso, será mais uma oportunidade de melhoria no desenvolvimento da educação para região e Porto Acre”, comemorou o secretário de Educação.

Ao final da visita em Porto Acre, o secretário de Educação fez questão de conhecer o terreno onde será construída a nova sede do núcleo de educação do município. Foto: Mardilson Gomes / SEE

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter