Escolas de Cruzeiro do Sul comemoram o Dia das Crianças

O Dia das Crianças, 12 de outubro, é sempre um momento de comemoração na escola. Todos os anos, as atividades dessa data se estendem por mais de um dia, tornando a semana toda especial para os alunos da educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental. Este ano, a data foi comemorada com lembranças confeccionadas pelos professores e entregues nas escolas.

Por conta da pandemia do coronavírus, no entanto, as escolas de todo o Acre permanecem fechadas. Por algum tempo, as atividades a distância ainda farão parte da rotina escolar.

A aluna aproveitou para matar a saudade da professora e pediu para registrar o momento Foto: Cedida

Mesmo em tempos de pandemia, as escolas não esqueceram desta data importante, prevista no calendário escolar. E, durante toda a primeira semana do mês de outubro, os alunos receberam uma lembrança no momento em que, juntamente com seus pais, foram devolver as avaliações remotas que fecham o primeiro e segundo bimestre.

“Foi uma maneira de saberem que não nos esquecemos deles, apesar de não estarem presencialmente. A entrega das lembranças acompanhou a devolutiva das avaliações remotas do mês de outubro”, destacou Rosa Mônica Vale, diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental São José.

Um fato relatado pela gestora foi o da aluna Heloísa Rodrigues, estudante do 1º ano do ensino fundamental. “Ela levou sorvete para todos os professores, disse não lembrar mais quem era sua professora e tratou logo de tirar foto com ela. Um amorzinho”, contou a gestora rindo.

O espaço preparado na escola Luís Antônio Meirim Pedreira fez alusão ao circo Foto: Cedida

Na Escola Estadual Presbiteriana do Brasil, os professores do 1º ao 5º ano do ensino fundamental confeccionaram lembrancinhas e organizaram kits escolares, recebidos pela Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE), que na oportunidade foram entregues aos pais e alunos.

“Realizamos um drive thru. Os pais puderam passar com as crianças para visitar a escola e pegar as sacolinhas de doces, assim como os kits escolares. Foi um momento de grande emoção para todos. Nos sentimos felizes em proporcionar um momento assim para nossos alunos”, comentou Chirleide Oliveira, gestora da escola.

A gestora ressaltou que os professores se reuniram e decidiram que fariam as lembrancinhas, organizaram o espaço da escola e se vestiram a caráter para a data festiva, mantendo a tradição da comemoração.

Equipe da Escola Presbiteriana preparada para comemorar com os alunos o Dia das Crianças Foto: Cedida

A gestora da Escola Luís Antônio Meirim Pedreira, Anadora Pinheiro, apostou na produção de minivideos animados para WhatsApp e convidou os alunos e seus familiares a participarem da comemoração na escola.

“A ideia foi realizar um evento festivo e uma busca ativa dos alunos que estavam se evadindo da escola. Claro que tomamos todos os cuidados devidos para o momento, para comemorar a data de homenagear as crianças e aproveitar o momento para interagir com alunos e familiares”, salientou.

As instituições de ensino não são apenas lugares voltados para o aprendizado formal. Elas propõem experiências sociais entre os colegas e são palcos do desenvolvimento das crianças. Os alunos aprendem a dividir, trabalhar em equipe, colocar-se no lugar do outro e cuidar dos materiais, entre outras atividades.

Alegria da aluna em poder comemorar a data na escola Foto: Cedida

Para a coordenadora de ensino do Núcleo da SEE em Cruzeiro do Sul, Rocinete Santos, nas atividades para o Dia das Crianças “os professores e gestores pensaram em atividades engajando-as e divertindo-as de forma remota”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter