Estudantes do curso de Medicina da Universidade Técnica Privada, Sede Cobija, realizaram uma ação para prevenir, educar e conscientizar estudantes da rede pública estadual que residem na fronteira com a Bolívia, sobre as doenças parasitárias. A Feira Educativa de Saúde ocorreu durante esta semana nas escolas da rede estadual Colégio Maria das Graças Rocha de Brasileia e Colégio Brasil Bolívia, Epitaciolândia.
“Foi uma atividade de extrema importância para promover mais conhecimento sobre prevenção contra parasitas que cercam o nosso dia a dia, dos alunos e até mesmo dos professores que puderam assistir as exposições”, explicou uma das estudantes brasileiras de medicina que executaram a ação, Caroline Barteli Prates.
A parasitologia, área fundamental no estudo da saúde, evidencia que muitas doenças tropicais têm origem parasitária que afetam especialmente comunidades em condições precárias de higiene e saneamento. Entre 70% e 80% da população mundial enfrenta algum tipo de parasitose em algum momento da vida.
A programação contou com palestras e demonstrações práticas. O secretário de Estado de Educação, Aberson Carvalho, destaca que a Secretaria de Educação e Cultura do Acre (SEE) apoia e valoriza projetos como este. “Ações como essa impactam na construção de uma sociedade mais saudável e consciente e exemplificam o papel da educação em promover cidadania e qualidade de vida, além de preparar futuros profissionais comprometidos com as necessidades sociais”, avalia.