Escola Ruy Azevedo inicia ações para revitalizar igarapé

Preservação ambiental dos recursos hídricos na APA Lago do Amapá é o principal objetivo do projeto

valquirio_firmino.jpg

Diretor da escola afirmou que escola irá promover ações voltadas à preservação ambiental (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O projeto “A água que a gente quer” idealizado na escola Ruy Azevedo vencedor do concurso nacional Minha Comunidade Sustentável foi lançado nesta sexta-feira, 20, em Rio Branco. Os alunos saíram da escola em caminhada com destino ao igarapé São Pedro. Entre as ações previstas para a execução do projeto estão atividades educativas para conservação e preservação dos recursos hídricos da APA Lago do Amapá, em especial a revitalização do igarapé São Pedro.

“Vamos nos empenhar em desenvolver ações voltadas à preservação. Para isso vamos cuidar dos lixos, fazer campanhas de combate às queimadas, enfim tratar das problemáticas ambientais”, destacou o diretor da escola e gestor do projeto, Valquírio Firmino.

Participam do projeto os 240 alunos da Ruy Azevedo, professores e comunidade do entorno. Além dos parceiros da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Instituto do Meio Ambiente do Acre, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Associação de Moradores e Produtores do Amapá (AMPREA).

O projeto prevê ainda a formação de uma equipe de monitores ambientais responsáveis por realizar campanhas educativas. A recuperação do igarapé São Pedro inclui o plantio de mudas de plantas nativas, limpeza das margens, leito e nascente. “A ideia é mostrar a importância de preservar a natureza”, ressaltou a aluna Vivian Ferreira.

O Prêmio Minha Comunidade Sustentável é realizado pela revista Carta na Escola. A proposta é apoiar projetos de sustentabilidade que promovam o desenvolvimento da escola e de sua comunidade. Para isso, a revista viabiliza financeiramente projetos sustentáveis que beneficiem a comunidade na qual a escola está inserida e que possibilitem a aprendizagem criativa de novas competências para os alunos envolvidos. A escola de Rio Branco recebeu R$ 10 mil, e os recursos serão investidos para execução das ações previstas no projeto.