Escola Rural Francisco Salustiano Cardoso é entregue no Bujari

 

Por meio do programa Asas da Florestania, os alunos continuam estudando na comunidade(Foto: Celis Fabrícia)

Nesta segunda-feira, 20, os estudantes da Escola Rural Francisco Salustiano Cardoso, no Bujari, já retornam às aulas.

Reformado com recursos do Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado do Acre (Proacre), Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE) e prefeitura do Bujari, o novo espaço foi entregue à comunidade no sábado, 18. “Ter como prioridade a educação é levar dignidade e respeito a quem mora no campo”, pontuou Antonio Matias, coordenador de zoneamento da (SEE).

A obra custou mais de R$ 30 mil e inclui construção e ampliação de salas, reforma em banheiros e instalações hidráulica e sanitária. Também foram realizadas intervenções na área externa.

A escola foi construída em 1993, num terreno doado pelo fazendeiro Francisco Rafael Moreira, o “Seu “Chagas”. “Meus filhos não tinham onde estudar, por isso cedi o terreno. Hoje me orgulho ao ver meus netos e todas essas crianças nesses anos todos terem um local para estudar”, disse.

Estudantes levam até mais de uma hora de barco para chegar à escola (Foto: Celis Fabrícia)
Estudantes levam até mais de uma hora de barco para chegar à escola (Foto: Celis Fabrícia)

A escola fica às margens do Rio Antimary, por isso muitos alunos têm como transporte escolar o barco. É o caso da agricultora Maria de Fátima Freitas dos Santos. O neto Maxwel, aluno do 1º ano, e a filha Mikaele, aluna do 4º ano, que frequentam a escola, levam mais de uma hora no percurso saindo da Colocação Horizonte, onde moram.

“Meu pai trabalhava no roçado e seringal, e eu não tive oportunidade de estudar. Hoje me sinto feliz de eles estarem na escola para alcançarem algo melhor na vida”, destacou

Asas da Florestania assegura continuidade dos estudos

A escola atende 56 alunos dos ensinos fundamental e médio (Foto: Celis Fabrícia)
A escola atende 56 alunos dos ensinos fundamental e médio (Foto: Celis Fabrícia)

A escola está localizada no km 86 da BR-364, Ramal do Cacau, km 12, e atende alunos do ensino fundamental da rede municipal.

Por meio de parceria com a SEE, o programa Asas da Florestania oferta também o ensino fundamental de 6º ao 9º ano e ensino médio aos estudantes da comunidade.  “Se não fosse essa parceria, dificilmente esses jovens dariam prosseguimento aos estudos”, reconhece Marlete Lopes, secretária de Educação do Bujari.

Dos quatro professores da escola, três são do Asas da Florestania. Os alunos do ensino médio agora estudam o módulo de Filosofia e Sociologia. “Debatemos as aulas, que são excelentes. Eu me dedico a ter conhecimento para um bom futuro”, explicou Maria Nazaré Souza Nascimento, aluna do 2º ano do Asas da Florestania.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter