Escola rural do Acre investe dinheiro de prêmio ganho em concurso na revitalização de igarapé

Sema, Imac e Semeia são parceiros do projeto responsável pelo diagnóstico, educação ambiental e recuperação do igarapé São Pedro

dsc05192.jpg

Termo de cooperação entre a escola e os órgãos ambientais vai garantir a recuperação do igarapé

As secretarias da área de meio ambiente e desenvolvimento sustentável se reuniram nesta quarta-feira com arepresentantes da Escola Rural de Ensino Fundamental Ruy Azevedo para dar início ao trabalho de recuperação do igarapé São Pedro. A escola foi premiada em novembro com R$10 mil por um projeto de sustentabilidade proposto pela revista Carta na Escola. A partir de então foi assinado um termo de cooperação com a Secretaria de Estado e Meio Ambiente, o Instituto de Meio Ambiente do Acre e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com a intenção de intervir de forma eficiente junto ao Igarapé.

O Projeto "A água que a gente quer", nome escolhido pela própria escola, está focado em um trecho do igarapé localizado no bairro Amapá. Essa região está incluída na Área de Preservação Ambiental – APA do Amapá. O igarapé que passa por essa localidade é um afluente do Igarapé Judia, localizado à margem direita do Rio Acre e cortado pela Via Verde, localizado a 12 km do centro da cidade de Rio Branco.

O bairro encontra problemas estruturais e sociais que gera impactos no meio ambiente, como o fato de não haver água encanada, nem rede de esgoto. Assim como a ausência de recolhimento sistemático do lixo, exceto na via principal, o que gera problemas ambientais. Consequentemente ocorrendo contaminação dos lençóis freáticos e deposição de resíduos sólidos na mata ciliar e nas águas.

A situação exposta pelo gestor da escola será tratada com profundidade a partir de um diagnóstico ambiental a ser realizado pelas secretarias que são parceiras. O próximo passo será elaborar estratégias de educação ambiental e revitalização do igarapé. A Chefe da Divisão de Gestão de Bacias Hidrográficas da Sema, Marly Ferreira afirma que "este é um desafio, mas com um amplo trabalho de difusão e educação ambiental, a intervenção junto à comunidade agregará parceiros e vai estimular a mudança dessa situação".

O proponente do projeto que é o diretor da escola rural, Valquírio Firmino ressalta que incentivar os professores, alunos e suas famílias a buscarem soluções criativas de sustentabilidade social, ambiental e econômica promoverá o desenvolvimento por meio da educação e capacitação dos envolvidos. "A gente espera envolver a comunidade, porque senão será em vão".

Minha Comunidade Sustentável

dsc07336.jpg

Com a iniciativa, alunos e professores querem mobilizar a comunidade no trabalho ambiental

O prêmio é resultado do concurso "Minha Comunidade Sustentável" proposto na edição 27 da revista Carta na Escola de julho de 2008. É patrocinado pela TIM, Embraer e Editora Saraiva, a primeira edição do prêmio, uma parceria da revista Carta na Escola e da organização não-governamental Ação Educativa. Mais de 500 projetos, provenientes de 26 estados do País, vinculados às escolas públicas e particulares concorreram a esta 1ª edição do Prêmio Minha Comunidade Sustentável. A Escola Rural de Ensino Fundamental Ruy Azevedo está entre as 10 selecionadas e o objetivo é estimular a criação e a execução de práticas sustentáveis que provoquem, a partir da educação, transformações no cotidiano das instituições de ensino e das comunidades onde estejam inseridas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter