Autonomia

Escola Maria Chalub Leite recebe o primeiro credenciamento escolar de 2019

Só quem é gestor conhece a importância da sua escola estar credenciada tendo autonomia administrativa e financeira para funcionar. E esse credenciamento tem sido parte da política do governo do Estado, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE) para garantir a melhoria do ensino.

E a partir do trabalho que é realizado pela equipe da Diretoria de Regularização Fundiária e Credenciamento Escolar, sob a coordenação de Cirleudo Alencar, a SEE conseguiu viabilizar o primeiro credenciamento escolar de 2019 junto ao Conselho Estadual de Educação (CEE).

Maria Chalub Leite foi a primeira escola credenciada depois de 20 anos Foto: Mardilson Gomes

Foi o da Escola Maria Chalub Leite, localizada no bairro Nova Estação, em Rio Branco, que tem em torno de 400 alunos no ensino fundamental, anos finais, nos turnos da manhã e tarde. Nas próximas semanas, outras duas escolas deverão estar com o processo de credenciamento concluído, a Tiradentes, no Calafate, e a Raimundo Hermínio de Melo.

De acordo com Cirleudo Alencar, a meta da SEE, até o final do ano, é realizar o credenciamento de 10 escolas em Cruzeiro do Sul e de mais 27 em Rio Branco, totalizando 37 escolas. Em 2020, a meta é credenciar mais 50 escolas em todos os municípios acreanos.

“Cabe destacar que a Maria Chalub Leite é a primeira escola a ser credenciada depois de vinte anos e das 622 que existem em todo o Estado, apenas 8 eram credenciadas, o que torna o trabalho da equipe da diretoria e do próprio secretário Mauro Cruz de suma importância”, afirma.

Professor Francisco diz que secretário Mauro Cruz garantiu todo o apoio para concluir o credenciamento na escola Foto: Mardilson Gomes

Para o diretor da Maria Chalub Leite, professor Francisco Egberto Gomes Damasceno, a comunidade escolar comemorou muito a finalização do processo credenciamento, concedido pelo CEE. Segundo ele, esse processo iniciou em 2014 e muitas dificuldades foram enfrentadas.

Ele conta que um dos principais “gargalos”, para o credenciamento era o projeto de segurança escolar. “Foi somente agora, com o esforço e atenção do secretário Mauro Cruz que esse projeto foi concluído, pois ele garantiu as condições que pudéssemos adquirir o que faltava”, conta.

Hidrantes, extintores de incêndio e luminárias de emergência foram instaladas.
Foto: Mardilson Gomes

Agora, além do Projeto Político-Pedagógico (PPP) aprovado, bem como o Regimento Interno (RI), a Maria Chalub Leite conta com sete hidrantes, extintores de incêndio, luminárias de emergência, além de uma cisterna com 60 mil litros de água, construída já esse ano.

“Com esse credenciamento, temos agora não apenas uma estrutura física, mas também um norte pedagógico, o que nos garante trabalhar com mais autonomia e isso é motivo de muita alegria para a nossa comunidade”, faz questão de comemorar.