Escola finalista do prêmio gestão estimula a escrita resgatando infância dos alunos

Escola do município de Tarauacá envolve família no processo de aprendizagem

rosaura.jpg

Escola Rosaura Mourão é uma das finalistas do prêmio (Foto cedida)

rosaura_mourao.jpg

Projeto Memória ajuda na formação dos estudantes (Foto cedida)

Pela primeira vez concorrendo ao Prêmio Gestão, a Escola Rosaura Mourão da Rocha, do município de Tarauacá, veio para competir com iniciativas que comprovam o quanto a família é importante no processo de ensino e aprendizagem do aluno. Um dos trabalhos que coloca a instituição como forte candidata a levar o troféu é o Projeto Memória.

Desenvolvido por professores da disciplina de português com estudantes do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, o Projeto Memória tem trazido resultados satisfatórios no que diz respeito à leitura e produção textual, já que o mesmo consiste em registrar por meio da escrita, a história de infância dos estudantes. "Temos alcançado sucesso com esta atividade. A produção de texto aumentou entre os alunos, que descobrem também muitas coisas que não sabiam sobre suas vidas, além de melhorar o relacionamento com os pais", afirma a gestora Raimunda Magda.

Localizada no bairro Senador Pompeu de Souza, um dos mais populosos de Tarauacá, a Rosaura Mourão, realiza ainda um trabalho de responsabilidade social com a comunidade, que resgata valores como família e coletividade. "Apesar de ser considerado um bairro violento, nossa escola nunca sofreu qualquer ato de vandalismo, pois a nossa filosofia é aplicar dentro da sala de aula, atitudes que estão inseridas no ambiente familiar", explica a diretora.

Fundada há 25 anos, a instituição conseguiu nos últimos anos aumentar a taxa de aprovação que era de 85,14% em 2005, para 91% em 2008. Outro dado importante é a diminuição da taxa de abandono, que estava em torno de 7% e hoje, caiu para menos da metade. A razão pela qual os números indicam que a escola está no caminho certo é quando se observa o empenho da escola em realizar todo início de ano, sua Avaliação Diagnóstica, um dos critérios julgados pela comissão avaliadora do Prêmio Gestão Escolar.

No próximo sábado,08, além da escola Rosaura Mourão Rocha, mais nove escolas estarão concorrendo ao título de melhor gestão escolar do Acre. A premiação em dinheiro  para o três primeiros colocados somam mais de R$ 20 mil reais, além de uma viagem para o gestor com tudo pago aos Estados Unidos e abono salarial de 20% no mês subsequente   para todos os funcionários da escola vencedora.