Escola de Saúde promove Oficina de Ouvidoria

A iniciativa visa compartilhar a elaboração dos planos de cursos com profissionais da área

Com a finalidade de levantar o perfil profissional de conclusão do técnico em Radiologia, o Instituto Dom Moacyr (IDM), através da Escola Técnica em Saúde, promoveu na noite de terça-feira, 22, Oficina de Ouvidoria para Elaboração do Plano de Curso Técnico em Radiologia.

A Oficina é uma etapa preliminar na elaboração dos planos dos cursos oferecidos pela Escola de Saúde. A iniciativa visa compartilhar a elaboração dos planos de cursos com profissionais da área. O trabalho irá resultar na formação de gestores competentes que se adeqüam ao perfil do profissional que o mundo do trabalho exige.

Apesar de constar no programa de Educação Permanente do IDM como um dos cursos a ser oferecido, o Curso Técnico em Radiologia também foi sugerido por profissionais de Saúde do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (HUERB) durante pesquisa de Acompanhamento de Egressos realizada recentemente pela Gerência Pedagógica Curricular e de Gestão do Instituto.

“A iniciativa é democrática. Ela promove a participação dos diversos segmentos da sociedade na elaboração dos planos de cursos. Do ponto de vista pedagógico, facilita na sistematização das informações, resultando num plano que prepara o profissional para atuar em qualquer unidade de saúde com um perfil bem desenhado”, afirma a coordenadora geral da Escola de Saúde, Talita Lima.

Para o tecnólogo em Radiologia, Rafael Garcez, “é de extrema importância iniciativas como essas para traçar o perfil do profissional. Isto é possível ouvindo o que pode ser melhorado na formação dos futuros técnicos. É uma oportunidade de promover cursos com qualidade, fazendo com que os educandos não saiam daqui para aprender e sabendo aplicar as competências e habilidades adquiridas no curso”, enfatiza.

Participaram da Oficina médicos, tecnólogos, técnicos e gestores das Unidades de Saúde que tem serviços de Radiologia implantados em Rio Branco. Para o presidente da Associação de Radiologia e Representante do Conselho Regional de Técnicos em Radiologia da 1ª Região, Jean Marcos Lunier, o curso Técnico em Radiologia vem de encontro ao reconhecimento da categoria.

“Este é o primeiro passo para o reconhecimento da importância do profissional de Radiologia. O curso irá habilitar e diplomar os profissionais que estão na área e que não possuem formação técnica. Paralelamente cumprem com a exigência do governo federal que decretou que até 2009 os profissionais de Radiologia devem ter formação técnica, caso contrário, serão exonerados”, esclarece Lunier. 

 

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter