Musicalização

Escola de Música realiza sorteio para aulas de canto e de instrumentos

Teste de aptidão será realizado nos dias 8, 9 e 10 de maio

A semana começou agitada para as bandas da cultura acreana. Na segunda, 6, a Escola de Música do Acre (EMAC ) realizou um sorteio para selecionar os alunos que irão compor as primeiras turmas dos cursos oferecidos pela instituição para o ano letivo de 2019, além de cadastro reserva. Cerca de cem pessoas prestigiaram a solenidade, cuja abertura ficou marcada pela apresentação do maestro Afonso Portela, que mesclou eletrônico, lounge e música clássica no piano.

“É uma difícil tarefa, mas estamos empolgados. Esse espaço aqui é público e deve servir a comunidade. Então nós lançamos o edital optando pela forma de sorteio, porque, desde a Grécia Antiga, é esta a forma mais democrática de seleção”, disse Albanir Lebre, diretor da instituição.

Com mais de 1,500 inscritos, apenas o curso de violino, turma da manhã, não preencheu a totalidade de vagas. Ainda assim, segundo Afonso Portela, que também é coordenador da instituição, todos que se inscreveram para o referido curso vão realizar o teste de aptidão musical nos próximos dias.

Conforme previa o edital, aqueles que tentaram uma segunda inscrição tiveram esta anulada. Além disso, o comparecimento ao sorteio não era garantia de vaga. “Nós convidamos a comunidade para participar do processo, mas isso não foi considerado como requisito da seleção. Apenas aqueles que se inscreveram duas vezes ou em desacordo com a faixa etária é que já ficaram automaticamente fora do sorteio” esclareceu o coordenador.

O sorteio foi realizado nesta segunda-feira,6 (Foto: Jerônimo Artur)

Reinaugurada recentemente, a Escola de Música do Acre, já certificou cerca de duas mil pessoas desde sua criação em 2011.

A tia de Isabeli Vaz de Souza, contemplada no cadastro reserva, comemorou a seleção da sobrinha para o curso de musicalização infantil. Ela torce para que a sobrinha tenha chance de se matricular. “A Isabeli canta na igreja e o sonho dela é fazer aula de canto. Então tem que estudar desde o início. Apesar de ser cadastro reserva, a expectativa é que ela consiga a vaga” disse.

O diretor da EMAC aproveitou o momento para destacar a importância da colaboração dos pais e familiares dos alunos durante o processo. “Daqui pra frente temos uma longa jornada, pais e filhos precisam conhecer a rotina da escola, porque nós iremos chamá-los para colaborar com esta gestão. A presença da família é fundamental para isso acontecer. Não deixem essa escola órfã. A presença de vocês é fundamental para isso acontecer”, finalizou ele.

A lista com os nomes dos sorteados está disponível no mural da instituição. Para os selecionados, de nível intermediário, o teste de aptidão será nos dias 8, 9 e 10 de maio. O resultado sai no dia 21 e as aulas começam dia 27 próximo.

Os cursos são  uma iniciativa do governo do Estado, por meio da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour (FEM). A Escola faz parte da estrutura da Fundação e sua função é inserir o aluno no processo de formação musical, e assim, provocar transformações sociais. Além da descoberta de talentos e a profissionalização.