Escola de Música e Ufac desenvolvem atividades educativas para estudantes e a comunidade

Na última semana, as atividades pedagógicas e artisticas retornaram ao cotidiano dos alunos e membros da comunidade que utilizam as políticas públicas ofertas pela Escola de Música do Acre (Emac).

Um dos destaques foram as apresentações do projeto Ciclo de Exibições Audiovisuais de Música Erudita, oriundo de uma parceria entre a Universidade Federal do Acre (Ufac) e a Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE).

Leonardo Feichas apresentou conteúdos didáticos sobre música erudita Foto: André Araújo/SEE

Os conteúdos didáticos foram ministrados pelo professor de violino do curso de Música da Ufac, Leonardo Feichas, doutor em Música pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e doutor em Artes Musicais pela Universidade Nova de Lisboa (UNL) de Portugal.

“Ofertei uma audição guiada da Serenata de Cordas de Antonín Dvorák, músico erudito que nasceu e viveu na República Checa no século 19. Escolhi essa obra pelo fato dela possuir uma criatividade melódica incrível, aliada uma escrita musical tecnicamente perfeita”, informa Feichas.

A Serenata de Cordas de Antonín Dvorák foi exibida para estudantes e membros da comunidade Foto: André Araújo/SEE

O concerto exibido para apreciação da obra de Dvorák demonstrou a performance da Orquestra de Cordas Holandesa. A cada movimento apresentado pela película cinematográfica, o público recebia informações, curiosidades e detalhamentos técnicos sobre a Serena.

“Foi uma atividade incrível. Gostei de ver essa linda obra erudita e fiquei muito curiosa em ver que na gravação não tinha presença de um maestro, fora outras dúvidas que foram respondidas pelo professor. Adorei e já quero mais edições desse projeto” , comentou em estágio de alegria, a aluna da Emac, Ana Joyce Gomes, de 11 anos.

A estudante Ana Joyce Gomes sentou na primeira fileira para acompanhar o debate após a exibição do concerto Foto: André Araújo/SEE

Palestras

Também foram ofertadas palestras sobre o violino, especificamente sobre a história e transformação e do arco ao longo dos séculos e o que culminou para a concepção do modelo atualmente utilizado para tocar o violino. Técnicas, posturas, afinação e leitura de partitura se somaram aos conteúdos relatados pelo docente da Ufac.

Leonardo Feichas também compartilhou com os estudantes da Emac e membros da comunidade, as suas experiências artisticas no Brasil e no exterior e do prêmio que recebeu no final de 2022, da UNL/Portugal pela sua contribuição na difusão e pesquisa na área do violino e música erudita.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter