Equipes técnicas do Iapen fazem ajuste de procedimentos

A equipe da gerência de reintegração social e saúde esteve reunida nesta quarta-feira, 29, com as equipes técnicas das unidades prisionais de Rio Branco. A intenção do encontro foi estabelecer novos fluxos para atendimento das demandas e melhor qualidade na prestação dos serviços para atender aos presos e suas famílias.

Equipes em reunião para estabelecer melhor atendimento no sistema prisional (Foto: Alexandro Lima)

Equipes em reunião para estabelecer melhor atendimento no sistema prisional (Foto: Alexandro Lima)

Equipes do posto de saúde, localizado no Complexo, e coordenadores técnicos de cada unidade prisional, discutiram sobre os procedimentos e formas que devem ser tomados para a sistematização dos serviços e do fluxo de informações circundantes entre os setores. A medida está baseada em portaria baixada pelo diretor presidente do instituto de administração penitenciária do Acre, Dirceu Augusto.

Estiveram presentes, também, os coordenadores no Núcleo de Atendimento a Família – NAF, órgão responsável por atender as famílias de presos, o órgão é prestador e ao mesmo tempo demandador de serviços dentro do sistema prisional. As discussões são a base para a melhoria da relação entre os setores internos do Iapen. “Nosso trabalho aqui é identificar as dificuldades de cada setor, discutirmos a melhor forma de interagirmos e assim dar um melhor atendimento tanto à família, que busca melhorias pro seu parente preso, quanto ao preso”, explica a gerente de reintegração social e saúde Madalena Silva.

Os procedimentos envolvem os atendimentos de saúde, médica e odontológica, no posto de saúde básica do complexo prisional, o atendimento psicológico e social das famílias, realizado pelo NAF, e dos presos, realizado pelas coordenações técnicas de cada unidade prisional. A meta é  afirmar os procedimentos e fortalecer o sistema de atendimento.