Equipe médica revisa aparelhos de marcapasso

A expectativa é de 120 pessoas sejam atendidas até quinta-feira

dsc_0044.jpg

Equipe especializada atende pacientes na Fundação Hospitalar do Acre (Foto: Ângela Peres/Secom)

A equipe médica e de técnicos especialistas em revisão e implantação de marcapasso está em Rio Branco para realizar o trabalho de acompanhamento dos pacientes que utilizam o aparelho. Os atendimentos começaram a ser desenvolvidos na manhã desta terça-feira e devem ser encerrados na quinta-feira, 5. Os pacientes que ainda não agendaram suas consultas devem procurar o setor de Tratamento Fora de Domicílio (TFD), através dos telefones 3224-4803 ou 3223-5709.

De acordo com o chefe de cardiologista da Fundação Hospitalar do Acre (Fundahacre), Ciro Falcão Macedo, esse trabalho é realizado a cada seis meses para evitar que os pacientes se desloquem para outras localidades com a proposta de fazer a revisão do aparelho. O teste avalia a frequencia do marcapasso, e aponta a necessidade de troca ou de nova programação. “A meta é melhorar o atendimento e diminuir os custos para ampliar os procedimentos oferecidos”.

A dona de casa Maria do Socorro Silva é uma das pacientes que será avaliada pela primeira vez pela equipe de cardiologistas. Ela já faz tratamento há seis anos na instituição hospitalar e agora recebeu a orientação para fazer o exame. “É mais fácil poder tratar a saúde perto de nossos familiares”, destacou ela.

Ciro Falcão Macedo informou ainda que durante a realização dos exames os casos diagnosticados como de urgência terão o marcapasso implantado na Fundação. A expectativa é de que a equipe do Hospital Beneficência Portuguesa do Recife faça a revisão de 120 aparelhos no Acre.

O TFD orienta que os pacientes de Feijó, Tarauacá e Cruzeiro do Sul procurem o setor para que eles sejam trazidos à Rio Branco e realizam os exames de rotina. Também devem entrar em contato com o TFD os pacientes que utilizam o aparelho e já está na época da revisão.

Osvaldo Leal, secretário de Saúde, salientou que pelo menos dois marcapassos serão implantados nesta semana em razão da urgência de pacientes que estão internados nas Unidades de Terapia Intensiva de Rio Branco e de Cruzeiro do Sul. “Esse trabalho já vem sendo realizado desde o ano passado. Diminuindo a necessidade de deslocamento de pacientes para outros Estados”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter