Equipe do Idaf participa de capacitação técnica em Rondônia

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf/AC) está presente em Porto Velho (RO) entre os dias 9 e 12 de setembro, para participar de uma Capacitação Técnica do Programa de Avaliação da Qualidade e Aperfeiçoamento dos Serviços Veterinários Oficiais de Saúde Animal (Quali-SV).

Com o objetivo de orientar e capacitar os profissionais do serviço veterinário oficial, que atuam de forma técnica e administrativa, a médica veterinária Bethyzabel Santos, auditora do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), será a responsável por ministrar a capacitação durante esses dias.

Da esquerda para a direita: Rogério Melo (presidente Idaf), Suzana Abreu (Assessora Especial Idaf), Júlio Cesar (presidente Idaron), Bethyzabel Santos (auditora Mapa), Alirio Neto (diretor administrativo Idaf), Jessé Monteiro (diretor técnico Idaf) e Éverton Arruda (Gerente de Defesa Animal Idaf) Foto: Cedida

O atual presidente do Idaf, Rogério Melo, comentou sobre o evento dizendo que “é uma prévia do que será exigido na auditoria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento”. “O Governo Do Estado do Acre através do Idaf está tomando todas as providências necessárias para garantir a transição de status sanitário para Zona Livre de Aftosa Sem Vacinação.”

Retirada da vacina

O governo federal elaborou um Plano Estratégico (PE) do Programa Nacional de Controle Erradicação da Febre Aftosa (PNEFA) para consolidar essa transição de zona com vacinação para zona sem vacinação. Este projeto tem por objetivo fazer com que todo o país possua status de Livre Sem Vacinação.

Dessa forma, dividido em cinco blocos, os estados do Acre e Rondônia serão os primeiros a passar por essa transição. A proposta é que com essa mudança de status, os produtos de origem animal desses estados possam ser melhores comercializados, atingindo as expectativas de valor desejadas.