Equipe do Detran de Rondônia realiza visita técnica ao Acre

Intenção é discutir aspectos administrativos e operacionais dos serviços efetuados pelos dois departamentos (Foto: Assessoria Detran)
A intenção é discutir aspectos administrativos e operacionais dos serviços efetuados pelos dois departamentos (Foto: Assessoria Detran)

Uma equipe do Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran/RO) realizou visita técnica nesta quinta-feira, 29, ao Detran do Acre para trocar experiências, conhecer melhor o funcionamento da Operação Álcool Zero e discutir aspectos administrativos dos serviços efetuados.

Em reunião realizada na sede do Detran/AC, representantes das diretorias de Operações, do Batalhão de Trânsito e de diversos setores de ambas as autarquias conversaram sobre procedimentos, oferta de serviços e eficácia de ações para aumentar a segurança no trânsito nos dois estados.

Para a diretora de Operações do Detran/AC, Shirley Torres, o estreitamento das relações entre as duas entidades vem para melhorar os serviços oferecidos à população.

“Conseguimos, por exemplo, perceber que o Detran de Rondônia e a maioria dos departamentos país afora criaram outras diretorias que tornaram o trabalho muito mais eficaz, como a diretoria de Educação de Trânsito, e queremos implantar esse modelo aqui”, relata.

Um dos principais assuntos debatidos foi o banco de horas, utilizado pelos agentes de fiscalização de trânsito, que com esse sistema podem trabalhar a carga horária normal e durante as folgas atuar nas blitzes da Operações Álcool Zero.

“Consideramos essa prática muito interessante e percebemos que é uma boa solução para aumentar as operações de fiscalização no estado, por isso viemos compreender como podemos implantar o banco de horas também em Rondônia”, explicou o diretor técnico de operações do Detran/RO, Hugo Correa.

Operação Álcool Zero

O programa Álcool Zero é uma das referências do Detran Acre (Foto: Assessoria Detran)
O programa Álcool Zero é uma das referências do Detran Acre (Foto: Assessoria Detran)

O modelo da Operação Álcool Zero também foi elogiada pelos visitantes rondonienses. Para o comandante da Companhia de Trânsito de Porto Velho, tenente-coronel Alexandre Souza, o Acre tem conseguido muitos avanços com a Lei Seca.

“Vimos como os resultados da aplicação da lei seca aqui são positivos. A blitz móvel, em que a operação não fica no mesmo local a noite, toda é bastante interessante” enfatizou Alexandre Souza.

A redução de acidentes de trânsito no estado entre 2011, ano em que foi implantada a operação Álcool Zero, e 2015 foi de 63,69%, sendo que ano passado a redução de vítimas fatais em Rio Branco foi de 40,88% e no Estado todo de 23,05%.